Milhares de fiéis participaram na manhã deste domingo (10) do 65° Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Barcarena, uma das mais tradicionais celebrações religiosas do município paraense. A procissão, que carrega o tema “Maria, Mestra & Rainha”, teve início às 6h, saindo da Igreja de São Pedro em direção ao Santuário Diocesano, onde foi realizada uma missa solene presidida pelo Bispo da Diocese de Abaetetuba, Dom José Maria Chaves.
Durante a caminhada de fé, que percorreu um longo trajeto, moradores locais, políticos e autoridades públicas expressaram sua devoção à padroeira dos paraenses. Nas redes sociais, o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, acompanhado da primeira-dama Thais Ogawa, destacou a emoção de participar do evento.
“O Círio de Nazaré em Barcarena é um momento especial para todos nós. Sinto uma imensa gratidão pela felicidade de, mais uma vez, conduzir a imagem da Virgem como gestor do município. É uma missão de amor que realizo com muita honra, alegria e responsabilidade por cada pessoa de nossa cidade”, compartilhou.
No sábado (9) a programação do Círio fluvial reuniu famílias ribeirinhas em embarcações ornamentadas. Durante o percurso pelos rios, os devotos homenagearam Nossa Senhora de Nazaré com orações e cânticos, expressando gratidão e pedidos à padroeira.
O MANTO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM 2024:
Outro destaque deste ano foi o manto que adornou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Inspirado no tema “Maria, Mestra e Rainha”, o manto foi confeccionado pelo estilista Ângelo Costa e doado por Odilair Pantoja e sua família, em agradecimento pelas graças alcançadas. A peça traz uma riqueza de detalhes que simboliza a pureza, sabedoria e majestade de Maria, reforçando o sentido de proteção e cuidado materno que a Virgem representa para os devotos.
A festividade em honra a Nossa Senhora de Nazaré em Barcarena segue até o próximo domingo (17), com uma programação religiosa e cultural em homenagem à santa.