A Polícia Civil do Pará deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (14) para cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento em crimes de associação criminosa, extorsão e incêndio no distrito de Vila dos Cabanos, em Barcarena, na região metropolitana de Belém.
Durante a ação, que contou com a participação de 24 policiais civis de várias delegacias da região, duas pessoas foram presas em Itupanema, e dois celulares foram apreendidos. Os dispositivos serão submetidos à perícia como parte da investigação.
A operação foi motivada pela investigação de crimes ligados a um grupo criminoso que tem atuado na área. Segundo o superintendente Mhoab Khayan Azevedo Lima, a investigação começou após um incêndio criminoso ocorrido em uma empresa de ônibus em 29 de julho de 2024. O crime teria sido cometido por um dos integrantes do grupo após o proprietário da empresa se recusar a pagar extorsões exigidas pela organização.
Duas pessoas continuam foragidas, e a polícia está realizando buscas para localizá-las. O delegado-geral, Walter Resende, ressaltou a importância de que vítimas, especialmente empresários e comerciantes, denunciem crimes e registrem boletins de ocorrência. Ele também encorajou o uso de denúncias anônimas como uma ferramenta crucial no combate a práticas ilícitas.
“Somente com a colaboração de todos conseguiremos enfrentar e desarticular essas organizações criminosas de maneira eficaz”, afirmou Resende.
Quaisquer informações que possam auxiliar na localização dos foragidos ou na prevenção de outros crimes podem ser repassadas ao Disque-Denúncia (181), sendo garantido o anonimato dos denunciantes.
Foto: Reprodução/PCPA