O Ministério de Portos e Aeroportos lançou, nesta quinta-feira (21), um pacote de projetos para modernizar a logística hidroviária e portuária no Brasil, com um investimento superior a R$ 4 bilhões. O evento ocorreu no estaleiro Rio Maguari, em Icoaraci, Belém, e contou com a presença do ministro Silvio Costa Filho, que detalhou as iniciativas focadas na integração logística entre o Brasil, do Governador do Pará, Helder Barbalho, e países da América do Sul.
Modernização dos portos paraenses
Entre os destaques, estão os contratos para investimentos nos portos de Vila do Conde, em Barcarena, e Santarém, ambos no Pará. As obras vão garantir a modernização dos terminais, melhorando a segurança operacional e impulsionando a eficiência no escoamento de cargas, especialmente minérios e grãos.
Expansão da frota hidroviária
O montante inclui a construção de 400 balsas e 15 empurradores em seis estaleiros estratégicos distribuídos nas regiões Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. A frota deve ser concluída nos próximos quatro anos, aumentando a capacidade de escoamento de minérios de ferro e manganês em cerca de 6 milhões de toneladas por ano.
Segundo Costa Filho, esse é o maior programa de navegação interior já lançado no Brasil. “Estamos fortalecendo uma indústria limpa, fundamental para o escoamento da produção brasileira. Em tempos de COP30, essas hidrovias representam a retirada de mais de 70 mil toneladas de CO2, o que dialoga com a agenda global de sustentabilidade”, afirmou.
Impacto econômico e ambiental
A construção da nova frota será conduzida pela LHG Logística Ltda, com 90% do investimento financiado pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) via BNDES. A iniciativa deve gerar milhares de empregos diretos e indiretos, fomentar a economia naval e reduzir emissões de CO2. Estudos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) indicam que o modal hidroviário emite 95% menos carbono que o transporte rodoviário e 70% menos que o ferroviário.
O encarregado de solda Eduardo Santana, com 15 anos de experiência no estaleiro Rio Maguari, destacou o impacto positivo do investimento no setor. “Conquistei estabilidade financeira para criar meus filhos e concluir meu ensino superior”, celebrou.
Integração regional
Os novos empreendimentos reforçam a importância da hidrovia Paraguai-Paraná, conectando o Brasil a países como Paraguai, Argentina e Uruguai. Minérios extraídos em Corumbá (MS) serão transportados por barcaças por mais de 2.500 km até o terminal de Nova Palmira, no Uruguai, fortalecendo o comércio regional e o transporte sustentável.
Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos
Uma resposta
What i do not realize is actually how you’re now not really a lot more well-preferred than you may be now.
You’re very intelligent. You already know thus considerably relating to this subject, produced me in my view believe it from a lot of varied angles.
Its like men and women don’t seem to be interested until it is
something to do with Lady gaga! Your individual stuffs nice.
At all times maintain it up!