A semana começou com uma operação logística de grande importância no Porto de Vila do Conde, no Pará. O navio-tanque de GNL (Gás Natural Liquefeito) Pearl LNG, com 293 metros de comprimento e 115.345 toneladas, atracou com sucesso no Terminal de Granéis Líquidos para reabastecer o primeiro terminal de gás natural da Amazônia, inaugurado em fevereiro de 2024. O navio, que navega sob a bandeira de Malta, possui capacidade para armazenar 174.000 metros cúbicos de GNL e foi concluído em 2020 como parte de uma frota encomendada pela TMS Cardiff Gas, estando atualmente fretado pela Shell Singapore.
A operação, que exige extrema precisão e cuidado devido à natureza perigosa da carga, contou com a expertise dos práticos da Barra do Pará, uma das empresas de praticagem mais antigas do Brasil. A manobra foi liderada pelo prático Everton Lima e acompanhada pelos práticos Roberto Lopes, Marcos Martinelli e Wallace Arruda, que participaram da operação para aprimorar suas habilidades em manobras com cargas especiais.

A Barra do Pará é responsável pela Zona de Praticagem 3, que abrange uma vasta área que inclui o acesso pelo Canal do Quiriri, no Marajó, e pelo Canal do Espadarte, no Rio Pará, até o Porto de Vila do Conde, além da região dos estreitos a sudoeste da Ilha do Marajó. O Rio Tocantins também faz parte dessa zona de praticagem.