A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), a Operação “Travessia”, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva pelos crimes de associação criminosa, incêndio e tentativa de homicídio. A ação também levou à prisão em flagrante de um casal por tráfico de drogas e associação para o tráfico. A operação foi realizada nas zonas rural e urbana da Vila dos Cabanos, em Barcarena, e contou com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com as investigações, os alvos da operação estão envolvidos em um ataque ocorrido no dia 15 de março deste ano, contra uma empresa de navegação. Na ocasião, dois homens em uma motocicleta lançaram um coquetel molotov e efetuaram disparos de arma de fogo contra o local. Eles tentaram atingir um funcionário, sem sucesso, e uma atendente precisou se esconder em um dos cômodos para escapar da ação criminosa.
As diligências foram conduzidas por policiais civis da Delegacia de Vila dos Cabanos e do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) de Abaetetuba. Segundo o superintendente regional do Baixo Tocantins, delegado Mhoab Khayan, os dois autores do ataque foram identificados, e o crime teria sido ordenado por outros dois integrantes de uma facção criminosa, após a empresa recusar o pagamento de valores extorsivos exigidos pelo grupo.
Durante a operação, os agentes também localizaram um dos suspeitos, que cumpria prisão domiciliar, e sua companheira. Segundo o delegado Hennison Jacob, da Diretoria de Polícia do Interior (DPI), o homem liderava práticas de extorsão, enquanto a mulher atuava como tesoureira da facção. No local, foram apreendidos entorpecentes, quatro celulares, joias e anotações contábeis com detalhes das extorsões feitas a comerciantes da região.
O casal foi preso em flagrante e conduzido à delegacia, onde passou pelos procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.


A Operação “Travessia” contou com a participação de equipes da Delegacia de Vila dos Cabanos, do NAI de Abaetetuba, da Delegacia de Homicídios de Abaetetuba e da Superintendência Regional do Baixo Tocantins.
Dois suspeitos conseguiram fugir e seguem foragidos. Informações que possam ajudar na localização dos envolvidos podem ser repassadas de forma anônima ao Disque-Denúncia 181 ou enviadas à atendente virtual Iara, pelo WhatsApp (91) 98115-9181.
Fonte: Agência Pará