O Projeto de Turismo de Base Comunitária de Barcarena completou um ano de atividades com ações voltadas à valorização do território e geração de renda para famílias locais. A iniciativa é financiada pelo Fundo Hydro, em parceria com a Mitsui Bussan Brasil e o Instituto Peabiru, e tem inserido o turismo comunitário como alternativa de desenvolvimento social e econômico no município.
Desde o início do projeto, foram realizadas oficinas e capacitações com moradores de comunidades tradicionais, beneficiando 77 pessoas. Também foram promovidas 13 adequações estruturais e implementados 18 atrativos turísticos e dois roteiros experimentais, criados para testar e apresentar experiências aos visitantes.
O balanço do primeiro ano foi apresentado durante o 1º Encontro Geral do Projeto, realizado no último dia 4 na sede da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), reunindo participantes, parceiros e lideranças locais.
Para dar continuidade ao trabalho, o projeto iniciou uma nova fase de oficinas. A primeira delas, “Sabores da Terra: Gastronomia e Identidade Comunitária”, foi realizada no dia 11, na sede da Associação Natur’art, com cerca de 20 participantes.
“Estamos muito felizes com os resultados positivos da execução do projeto em um ano. Agora passamos para um momento significativo de retomada e renovação do compromisso com a continuidade em 2025. O foco desta nova etapa é fortalecer ainda mais os atores locais e ampliar sua inserção na cadeia de valor do turismo comunitário. Também queremos incluir novos atores, estimulando sua participação ativa nas ações do projeto”, afirmou Milene Maués, gerente de Parcerias do Fundo Hydro.


































