O projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola” selecionou 25 escolas do campo em Barcarena (PA) para receber melhorias nos serviços. O projeto, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e implementado pelo Instituto Peabiru, desenvolvido por meio de uma parceria estratégica com o Instituto Aegea, braço de iniciativas de impacto socioambiental da Aegea – grupo no qual a concessionária Águas de São Francisco faz parte – tem apoio institucional da Prefeitura de Barcarena, via Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e do Governo do Estado do Pará, via Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). As melhorias no acesso aos serviços de Água, Saneamento e Higiene (WASH), previstas para ocorrer até o fim de 2025, têm como objetivo garantir o acesso de crianças e adolescentes a banheiros adequados, água potável e ambientes escolares mais saudáveis e seguros. Ao todo, 61 escolas se inscreveram para participar da iniciativa.
O anúncio das escolas selecionadas foi feito nessa sexta-feira, 1º de agosto, com a presença de representantes das instituições parceiras, das comunidades escolares e da gestão pública municipal.

Sobre o projeto
Lançado em Barcarena em março de 2025, o projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola” visa apoiar escolas do campo e ribeirinhas do município na construção de ambientes escolares com infraestrutura adequada e práticas pedagógicas voltadas à saúde e ao bem-estar. A iniciativa adota a metodologia global do UNICEF chamada “Escola com 3 Estrelas”, uma abordagem participativa que envolve a comunidade escolar na aprendizagem sobre temas de água, saneamento e higiene e na identificação de ações simples que a própria escola pode implementar para melhorar suas condições e avançar rumo à certificação como Escola 3 Estrelas. Essa metodologia orienta as escolas em um processo de melhoria contínua em temas relacionados ao acesso à água potável, banheiros adequados, gestão da higiene e saúde menstrual.
A primeira etapa do projeto envolveu a abertura de uma chamada pública voltada exclusivamente às escolas do campo de Barcarena. As unidades interessadas se inscreveram e, a partir disso, participaram de oficinas formativas e capacitações pedagógicas que abordaram desde conceitos fundamentais sobre água, saneamento e higiene até orientações práticas sobre como elaborar projetos de intervenção em suas estruturas escolares.
Com base nessas formações, as próprias comunidades escolares compostas por alunos, educadores, gestores e lideranças locais, elaboraram e submeteram projetos, descrevendo as necessidades específicas de cada escola e as propostas de melhoria.
O processo de avaliação dos projetos submetidos foi conduzido por uma banca técnica composta por representantes do UNICEF, Aegea e SEMED. A comissão analisou as propostas com base em critérios previamente definidos, como viabilidade técnica, necessidades no acesso a água, banheiros, esgotamento sanitário e higiene, engajamento das escolas na elaboração dos projetos, e alinhamento com os objetivos do projeto.
Dentre as 61 propostas avaliadas, 25 escolas foram selecionadas para receber reabilitações que poderão incluir reforma de banheiros e tratamento de esgoto, lavatórios, melhoria no acesso à água potável e melhorias nas condições de higiene.
“No Pará, cerca de 20% das escolas públicas conta com acesso inadequado a água e cerca de 70% com esgoto inadequado, segundo o Censo Escolar 2024. De acordo com o estudo do UNICEF sobre Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, 84% das crianças e adolescentes do estado vivem com privações de saneamento. Essa realidade compromete a permanência dos estudantes na escola e afeta seu desenvolvimento de forma profunda. Com este projeto, vemos que é possível mudar esse cenário a partir do protagonismo das próprias comunidades escolares, construindo soluções reais, sustentáveis e adaptadas ao território, em parceria com o poder público,” afirma Mariana Machado Rocha, Chefe de Escritório do UNICEF para o estado do Pará.
“A seleção das escolas representa mais um passo fundamental para a implementação de novas melhorias nas condições de ensino de diversas crianças e adolescentes do campo. A Secretaria está feliz com essa parceria e comprometida em apoiar a execução deste projeto”, destaca Ivana Ramos do Nascimento, secretária municipal de Educação de Barcarena.
“A atuação conjunta entre UNICEF, Instituto Peabiru, Aegea e poder público em Barcarena é um exemplo claro de como parcerias estratégicas podem contribuir na promoção de mudanças estruturais e impactar positivamente a realidade de comunidades vulneráveis. O acesso à água potável, banheiros adequados e práticas de higiene nas escolas é um direito fundamental e um pilar para garantir dignidade, permanência escolar e melhores condições de aprendizagem. Barcarena é um município emblemático para a Aegea, onde já operamos com foco na universalização dos serviços de saneamento. O projeto complementa esse esforço, ampliando o alcance das ações para a infância e reforçando nosso compromisso com soluções adaptadas ao território e às necessidades locais”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
“O projeto WASH tem total conexão com a missão da Aegea. Nosso foco é levar água tratada e coleta de esgoto a toda a população, e essa iniciativa complementa exatamente esse propósito. Mais do que isso: o WASH chega onde, hoje, nossos braços ainda não alcançam. É uma forma de, em parceria, ampliar o impacto do que já fazemos em todo o Brasil. E não haveria lugar melhor para desenvolver esse projeto do que nas escolas. É com as crianças que começamos a construir a cultura do saneamento, o valor da água e, junto com isso, levamos também mais saúde – que é fundamental para crescermos mais fortes e com mais dignidade”, pontua Agnaldo Mendes, diretor da Águas de São Francisco.

Lista das 25 escolas selecionadas
As escolas selecionadas representam diferentes regiões do território de Barcarena e foram escolhidas por apresentarem demandas mais urgentes de infraestrutura, bem como grande potencial de transformação a partir das propostas elaboradas pelas próprias comunidades escolares.
A seguir, a lista das 25 escolas do campo selecionadas para participar da próxima fase do projeto:
- EMEIF Sacaia
- EMEIF São Francisco
- EMEIF Santa Bernadeth
- EMEIF Jupariquara
- EMEIF Santa Joana
- EMEIF São Sebastião
- EMEIF Sucuriju
- EMEIF Tia Zita
- EMEIF Ramal Santa Maria
- EMEIF Conego Eugênio G Pantoja
- EEEFM Padre José Delgardes
- EMEI Criança Feliz
- EMEIF Aicarau
- EMEIF Nova Vida
- EMEIF Dom Pedro I
- EMEIF Bom Jardim
- EMEIF São Gregorio
- EMEIF Furo das Laranjeiras
- EMEIF Santo Antonio
- EMEIF Furo Conceição
- EMEI Prof João Queiroz Magno
- EMEIF Manoel Nascimento do Amaral
- EMEIF Massarapó
- EMEIF Bom Sossego
- EMEI Norma Guilhon