Sicredi
Hydro - Maio de 2025
DM Benefícios
Slide
Aguas de são franciso - Novo banner
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Em Barcarena, 25 escolas do campo são selecionadas para receber melhorias de infraestrutura em água, saneamento e higiene

Iniciativa do UNICEF visa garantir infraestrutura adequada em escolas do município, promovendo saúde, dignidade e permanência escolar

O projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola” selecionou 25 escolas do campo em Barcarena (PA) para receber melhorias nos serviços. O projeto, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e implementado pelo Instituto Peabiru, desenvolvido por meio de uma parceria estratégica com o Instituto Aegea, braço de iniciativas de impacto socioambiental da Aegea – grupo no qual a concessionária Águas de São Francisco faz parte – tem apoio institucional da Prefeitura de Barcarena, via Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e do Governo do Estado do Pará, via Secretaria Estadual de Educação (SEDUC). As melhorias no acesso aos serviços de Água, Saneamento e Higiene (WASH), previstas para ocorrer até o fim de 2025, têm como objetivo garantir o acesso de crianças e adolescentes a banheiros adequados, água potável e ambientes escolares mais saudáveis e seguros. Ao todo, 61 escolas se inscreveram para participar da iniciativa.

O anúncio das escolas selecionadas foi feito nessa sexta-feira, 1º de agosto, com a presença de representantes das instituições parceiras, das comunidades escolares e da gestão pública municipal.

Sobre o projeto

Lançado em Barcarena em março de 2025, o projeto “Água, Saneamento e Higiene na Escola” visa apoiar escolas do campo e ribeirinhas do município na construção de ambientes escolares com infraestrutura adequada e práticas pedagógicas voltadas à saúde e ao bem-estar. A iniciativa adota a metodologia global do UNICEF chamada “Escola com 3 Estrelas”, uma abordagem participativa que envolve a comunidade escolar na aprendizagem sobre temas de água, saneamento e higiene e na identificação de ações simples que a própria escola pode implementar para melhorar suas condições e avançar rumo à certificação como Escola 3 Estrelas. Essa metodologia orienta as escolas em um processo de melhoria contínua em temas relacionados ao acesso à água potável, banheiros adequados, gestão da higiene e saúde menstrual.

A primeira etapa do projeto envolveu a abertura de uma chamada pública voltada exclusivamente às escolas do campo de Barcarena. As unidades interessadas se inscreveram e, a partir disso, participaram de oficinas formativas e capacitações pedagógicas que abordaram desde conceitos fundamentais sobre água, saneamento e higiene até orientações práticas sobre como elaborar projetos de intervenção em suas estruturas escolares.

Com base nessas formações, as próprias comunidades escolares compostas por alunos, educadores, gestores e lideranças locais, elaboraram e submeteram projetos, descrevendo as necessidades específicas de cada escola e as propostas de melhoria.

O processo de avaliação dos projetos submetidos foi conduzido por uma banca técnica composta por representantes do UNICEF, Aegea e SEMED. A comissão analisou as propostas com base em critérios previamente definidos, como viabilidade técnica, necessidades no acesso a água, banheiros, esgotamento sanitário e higiene, engajamento das escolas na elaboração dos projetos, e alinhamento com os objetivos do projeto.

Dentre as 61 propostas avaliadas, 25 escolas foram selecionadas para receber reabilitações que poderão incluir reforma de banheiros e tratamento de esgoto, lavatórios, melhoria no acesso à água potável e melhorias nas condições de higiene.

“No Pará, cerca de 20% das escolas públicas conta com acesso inadequado a água e cerca de 70% com esgoto inadequado, segundo o Censo Escolar 2024. De acordo com o estudo do UNICEF sobre Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência, 84% das crianças e adolescentes do estado vivem com privações de saneamento. Essa realidade compromete a permanência dos estudantes na escola e afeta seu desenvolvimento de forma profunda. Com este projeto, vemos que é possível mudar esse cenário a partir do protagonismo das próprias comunidades escolares, construindo soluções reais, sustentáveis e adaptadas ao território, em parceria com o poder público,” afirma Mariana Machado Rocha, Chefe de Escritório do UNICEF para o estado do Pará.

“A seleção das escolas representa mais um passo fundamental para a implementação de novas melhorias nas condições de ensino de diversas crianças e adolescentes do campo. A Secretaria está feliz com essa parceria e comprometida em apoiar a execução deste projeto”, destaca Ivana Ramos do Nascimento, secretária municipal de Educação de Barcarena.

“A atuação conjunta entre UNICEF, Instituto Peabiru, Aegea e poder público em Barcarena é um exemplo claro de como parcerias estratégicas podem contribuir na promoção de mudanças estruturais e impactar positivamente a realidade de comunidades vulneráveis. O acesso à água potável, banheiros adequados e práticas de higiene nas escolas é um direito fundamental e um pilar para garantir dignidade, permanência escolar e melhores condições de aprendizagem. Barcarena é um município emblemático para a Aegea, onde já operamos com foco na universalização dos serviços de saneamento. O projeto complementa esse esforço, ampliando o alcance das ações para a infância e reforçando nosso compromisso com soluções adaptadas ao território e às necessidades locais”, diz Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

“O projeto WASH tem total conexão com a missão da Aegea. Nosso foco é levar água tratada e coleta de esgoto a toda a população, e essa iniciativa complementa exatamente esse propósito. Mais do que isso: o WASH chega onde, hoje, nossos braços ainda não alcançam. É uma forma de, em parceria, ampliar o impacto do que já fazemos em todo o Brasil. E não haveria lugar melhor para desenvolver esse projeto do que nas escolas. É com as crianças que começamos a construir a cultura do saneamento, o valor da água e, junto com isso, levamos também mais saúde – que é fundamental para crescermos mais fortes e com mais dignidade”, pontua Agnaldo Mendes, diretor da Águas de São Francisco.

Lista das 25 escolas selecionadas

As escolas selecionadas representam diferentes regiões do território de Barcarena e foram escolhidas por apresentarem demandas mais urgentes de infraestrutura, bem como grande potencial de transformação a partir das propostas elaboradas pelas próprias comunidades escolares.

A seguir, a lista das 25 escolas do campo selecionadas para participar da próxima fase do projeto:

  1. EMEIF Sacaia
  2. EMEIF São Francisco
  3. EMEIF Santa Bernadeth
  4. EMEIF Jupariquara
  5. EMEIF Santa Joana
  6. EMEIF São Sebastião
  7. EMEIF Sucuriju
  8. EMEIF Tia Zita
  9. EMEIF Ramal Santa Maria
  10. EMEIF Conego Eugênio G Pantoja
  11. EEEFM Padre José Delgardes
  12. EMEI Criança Feliz
  13. EMEIF Aicarau
  14. EMEIF Nova Vida
  15. EMEIF Dom Pedro I
  16. EMEIF Bom Jardim
  17. EMEIF São Gregorio
  18. EMEIF Furo das Laranjeiras
  19. EMEIF Santo Antonio
  20. EMEIF Furo Conceição
  21. EMEI Prof João Queiroz Magno
  22. EMEIF Manoel Nascimento do Amaral
  23. EMEIF Massarapó
  24. EMEIF Bom Sossego
  25. EMEI Norma Guilhon
Hydro - Maio de 2025

Compartilhe:

Feira do Livro, Governo do Pará
Sicredi
New Fortress
Dm Benefícios
Banner Atualizado 09/06
Murucupi
Hydro - Maio de 2025
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Governo do Estado - Meio Ambiente
Rastreabilidade bovina - Gov do estado
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *