A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) coordena, mais uma vez, o esquema de segurança para o 43º Festival do Abacaxi, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. O evento, que começa nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28), deve reunir cerca de 100 mil pessoas ao longo dos quatro dias de programação.
Segundo a Segup, 464 agentes de segurança vão atuar no município, com apoio de 30 viaturas, 10 motocicletas e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), instalado em frente ao Eco Parque Cafezal — onde acontece a festa. Do local, as equipes monitoram em tempo real as câmeras de segurança da cidade, além de realizar registros de ocorrências.
O secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, afirmou que o objetivo é garantir tranquilidade ao público:
“Estaremos com equipes integradas, monitorando todas as áreas de acesso ao festival e realizando rondas preventivas no entorno. É uma das festividades mais tradicionais do estado e exige planejamento estratégico para assegurar ordem e diversão com segurança.”
O esquema mobiliza Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Detran, Seap e órgãos municipais. Ao todo, o reforço conta com mais de 168 policiais militares atuando de forma ostensiva e preventiva.
Shows nacionais
A programação do Festival do Abacaxi traz grandes nomes da música nacional. A abertura terá shows de Aline Barros e Thalles Roberto. No fim de semana, sobem ao palco Nattan, Alok, Pedro Sampaio, Léo Santana, Gustavo Mioto, Belo, Mumuzinho e Viviane Batidão.





























