A multinacional norte-americana New Fortress Energy (NFE) anunciou ter atingido o primeiro ponto de ignição da Usina Termelétrica Novo Tempo (CELBA 2), em Barcarena, Pará. O marco, conhecido no setor energético como “primeiro fogo”, marca a ignição inicial das turbinas a gás e o início da fase de comissionamento a quente da planta, etapa que antecede a entrada em operação comercial.
Com 624 megawatts (MW) de capacidade instalada, a usina deve começar a operar até o fim deste ano, reforçando o fornecimento de energia para o Norte do país a partir da infraestrutura integrada de gás natural e energia que a empresa mantém no município paraense.
“O primeiro incêndio no CELBA 2 representa outra conquista significativa para nossas operações no Brasil”, disse Jeremy Dawson, Diretor Executivo da New Fortress Energy.
Segundo Leandro Cunha, diretor-geral da companhia no Brasil, o terminal de Barcarena reúne um total de 2,2 gigawatts (GW) em projetos de geração, somando a CELBA 2 e a UTE PortoCem, de 1,6 GW, que está com 75% das obras concluídas e previsão de operação para agosto de 2026.
Além dos empreendimentos em construção, a empresa pretende disputar novos leilões de energia no país, previstos para março do próximo ano.
Fundada com a missão de expandir o acesso à energia confiável e limpa, a New Fortress Energy opera infraestruturas de gás natural e gás natural liquefeito (GNL) em vários países. A companhia mantém uma frota integrada de navios e ativos logísticos, que permite o fornecimento rápido de soluções energéticas completas — estratégia que, segundo a empresa, fortalece a segurança energética global e apoia o crescimento econômico de comunidades locais.