Moradores da comunidade São Sebastião, em Barcarena, realizaram na manhã desta quinta-feira (9) um novo protesto contra a possível instalação de um aterro sanitário na região. O grupo bloqueou a PA-151, nas proximidades da estrada do Arapari, e cobrou respostas sobre o futuro do projeto.
Com a manifestação, o trânsito ficou completamente parado no trecho, que é uma das principais rotas de acesso a Belém, pelo porto de Arapari, de onde partem barcos e balsas.
Os moradores temem que o empreendimento, baseado em estudo técnico, cause impactos ambientais e sociais na comunidade. Essa é a segunda mobilização registrada em menos de duas semanas contra o possível aterro, que ainda não tem local definido oficialmente pela prefeitura.
O estudo técnico do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontou uma área próxima à comunidade como a mais adequada para abrigar o novo aterro sanitário de Barcarena. O projeto deve substituir o lixão atualmente em funcionamento no município, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.