O município de Barcarena foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) como uma das referências nacionais na luta contra a fome. A cidade foi uma das premiadas na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, divulgada nesta quinta-feira (6), em Brasília, por meio da iniciativa Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalece a agricultura familiar e garante o acesso de famílias em vulnerabilidade a alimentos frescos e saudáveis.
O prêmio celebra os avanços do país na redução da insegurança alimentar grave, além de reconhecer práticas inovadoras de estados e municípios que atuam na promoção da segurança alimentar e nutricional. Ao todo, 40 iniciativas foram premiadas em todo o Brasil, avaliadas por uma comissão de especialistas e representantes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Na categoria Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, Barcarena figura ao lado de cidades como Careiro (AM), Divinópolis (MG) e Bragança (PA). O destaque local foi o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido em parceria com o Governo Federal, que compra produtos da agricultura familiar e os destina a instituições sociais e famílias atendidas pelos CRAS.
Além de Barcarena, o Pará também foi premiado na categoria Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e no Distrito Federal, figurando entre os cinco estados que mais reduziram os índices de fome entre 2022 e 2024 — ao lado de Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A premiação integra o Plano Brasil Sem Fome, política federal que visa garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), previsto na Constituição Federal.



































