A construção da Usina da Paz de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, entrou na reta final e já ultrapassa 97% de execução, segundo a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac). Com as estruturas principais finalizadas, a unidade passa agora pelos últimos ajustes antes de ser entregue à população. A expectativa do governo é concluir todo o complexo ainda em 2025.
O projeto integra o programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e segue o modelo das demais Usinas já implantadas no Pará, que se tornaram referência nacional em políticas públicas de cidadania. Os centros reúnem serviços gratuitos de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, lazer, formação profissional, inclusão digital e ações de sustentabilidade.
Antonieta Souza, moradora do bairro Zita Cunha, está otimista com o avanço do complexo de cidadania: “A expectativa para a inauguração da Usina da Paz é boa, que vai beneficiar muitos moradores, não só daqui do bairro do Zita Cunha, como de outros bairros. Vai beneficiar os idosos, as crianças e quem precisa tirar documento, vai ser muito bom”, diz.

Desde que a primeira Usina da Paz foi inaugurada, em outubro de 2021, o programa já contabiliza mais de 10,9 milhões de atendimentos em diversas regiões paraenses, com mais de 70 serviços oferecidos em áreas vulneráveis.
A construção da primeira Usina da Paz de Barcarena conta com com financiamento da Hydro e da Albras e sua entrega deve reforçar o atendimento no município, ampliando o acesso da população a políticas de inclusão social e fortalecimento comunitário.


































