Um adolescente de 15 anos, aluno da Escola Estadual Cônego Batista Campos, em Barcarena sede foi diagnosticado com meningite bacteriana nesta quinta-feira (2). O estudante foi internado no dia 30 de setembro no Hospital Municipal Wandick Gutierrez e, posteriormente, transferido para o Hospital Universitário Barros Barreto, em Belém, referência estadual para casos do tipo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Barcarena (Semusb), por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que, desde o início da investigação, adotou os protocolos de prevenção e controle recomendados pelo Ministério da Saúde. Ações de orientação sobre a doença, cuidados e formas de prevenção foram realizadas com professores, alunos e responsáveis. Além disso, foi feita a quimioprofilaxia – administração de medicamento preventivo – em pessoas que tiveram contato próximo e prolongado com o paciente, conforme critérios do Ministério da Saúde.
A escola, em nota, esclareceu que uma notícia falsa sobre a suspensão das aulas devido a risco de contaminação circulou, causando evasão de alunos. A instituição reforçou que o ambiente escolar é seguro e que todas as medidas de vigilância foram tomadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, devido à disseminação da fake news, as aulas foram suspensas nos dias 2 e 3 de outubro, com retorno previsto para segunda-feira, 6 de outubro.
A Vigilância Epidemiológica segue monitorando os contatos que receberam a medicação preventiva e orienta que, em caso de sintomas como febre, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço ou mal-estar, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde.