A refinaria de alumina Alunorte, empresa do grupo Hydro e maior refinaria de alumina certificada no mundo, celebrou no último domingo, 20 de outubro, 29 anos de inauguração em Barcarena. A unidade, que tem uma produção anual de 6,3 milhões de toneladas de alumina, é um dos principais motores econômicos da região, gerando cerca de 8 mil empregos diretos e indiretos, sendo 80% desses postos ocupados por trabalhadores paraenses. A Alunorte também se destaca por suas práticas sustentáveis, sendo operação-chave para o compromisso global de descarbonização da Hydro.
No segmento da alumina, é uma das plantas com melhor desempenho em operação de baixo carbono e a primeira refinaria das regiões Norte e Nordeste a utilizar gás natural. A Hydro tem o compromisso global de reduzir 30% das emissões de carbono até 2030 e, para isso, a Alunorte, vem concretizando ambicioso investimento para neste prazo reduzir 70% das emissões somente na operação da refinaria.
Ao longo de sua história, a Alunorte tem mantido a liderança em inovação, especialmente na gestão de resíduos sólidos. A refinaria foi a primeira a implementar a tecnologia de filtros prensa, que permite o tratamento de resíduos com 78% de teor de sólidos. Além disso, opera um Depósito de Resíduos Sólidos (DRS) com empilhamento a seco, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento responsável da indústria do alumínio.
As ações não só destacam o papel da Alunorte no mercado global, mas também sua contribuição para o desenvolvimento das comunidades locais. A refinaria integra uma robusta cadeia de valor do grupo Hydro no Brasil. A refinaria recebe o minério de bauxita da Mineração Paragominas e da Mineração Rio do Norte (MRN), e produz alumina e hidrato. Uma parte da alumina segue para a Albras e é transformada em lingotes de alumínio, sendo matéria-prima para inúmeras aplicações nas Extrusões da Hydro e diversos outros segmentos e clientes.
Foto: Divulgação/Hydro