Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Meio Ambiente

Alunorte mantém operação robusta e reforça protocolos para enfrentar o inverno amazônico

A empresa afirma que atua com planos específicos para cenários de precipitações acima da média, comuns na região

As mudanças climáticas já impactam diretamente a rotina operacional de grandes indústrias na Amazônia. Diante do inverno amazônico, período de chuvas intensas que vai de dezembro a maio, a Alunorte, em Barcarena (PA), intensificou os protocolos de segurança e medidas preventivas para garantir a estabilidade das operações e a proteção de pessoas e do meio ambiente.

A empresa afirma que atua com planos específicos para cenários de precipitações acima da média, comuns na região. Segundo a Hydro, controladora da Alunorte, equipes passam por capacitação contínua e os protocolos operacionais são reforçados durante o período chuvoso.

“A Hydro realiza constantes estudos técnicos e se prepara anualmente para o volume intenso de chuvas durante o inverno amazônico. Nossa prioridade é a segurança das pessoas e das operações. Por isso, investimos em tecnologia e infraestrutura para garantir condições robustas de armazenamento e tratamento, assegurando que a unidade opere com margens de segurança adequadas mesmo em cenários climáticos extremos”, afirma Carlos Neves, vice-presidente sênior de Operações da Hydro Bauxita & Alumina.

Um dos principais pilares da estratégia de segurança é a gestão hídrica. A Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) da Alunorte possui capacidade para armazenar mais de 318 mil metros cúbicos de água — volume equivalente a cerca de 127 piscinas olímpicas. A estrutura permite o gerenciamento de águas pluviais mesmo quando os índices de chuva superam as médias históricas da região.

A tecnologia também é usada para prevenir falhas. A unidade opera com robôs equipados com câmeras de alta definição, empregados em inspeções e diagnósticos preventivos em áreas críticas da operação.

O monitoramento ambiental é centralizado no Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que utiliza conceitos da indústria 4.0. O sistema automatiza dados de quatro estações meteorológicas próprias, integra previsões climáticas e emite alertas em tempo real, permitindo a antecipação de cenários de risco e a mobilização preventiva de recursos.

Nos Depósitos de Resíduos Sólidos (DRSs), a empresa mantém monitoramento contínuo, com inspeções regulares e uso de tecnologias de disposição a seco e compactação dos resíduos, medidas que aumentam a estabilidade das estruturas, especialmente durante o período de chuvas.

Além disso, os protocolos de segurança são reforçados no inverno amazônico, incluindo a realização de simulados de emergência. As ações envolvem colaboradores, órgãos públicos e comunidades do entorno, com o objetivo de testar planos de resposta e fortalecer o engajamento da população.

A Alunorte também destaca a transparência como parte da estratégia. Informações sobre gestão hídrica e segurança operacional são disponibilizadas em canais oficiais, além do atendimento 24 horas pelo Canal Direto (0800 721 0794) e pelo e-mail canaldireto@hydro.com.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *