Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Educação

Alunos de escola municipal de Barcarena visitam maior navio de guerra da América Latina

Estudantes da Escola Genaro Apollaro conheceram o NAM Atlântico, em ação do projeto “Escola Azul” que incentiva a cultura oceânica e aproxima crianças da Marinha do Brasil

Mais de 80 estudantes de escolas municipais do Pará tiveram uma experiência inédita na última sexta-feira (14), ao visitar o NAM Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina. A atividade integrou o projeto “Escola Azul”, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (SECIRM), que busca fortalecer a cultura oceânica entre crianças e jovens.

Os alunos percorreram longas distâncias de ônibus até a capital paraense. Da EMEIF Genaro Apollaro, em Barcarena, foram cerca de três horas e meia de viagem. Já os estudantes da Escola E.E.F. Médio Albino Cardoso, de Bragança, levaram aproximadamente cinco horas e meia até Belém.

Durante a visita, as crianças conheceram áreas internas do navio, como o passadiço, o convés de viaturas e a aeronave UH-15 “Super Cougar”, posicionada no convoo do Atlântico. Entre os alunos, o encantamento era visível. “Eu adorei. As partes que eu mais gostei foram conhecer o canhão e o helicóptero dentro do navio”, contou Gabriel Junior.

Para a coordenadora do projeto “Escola Azul Brasil”, Thaís Pileggi, a visita representa muito mais do que um passeio. “A gente tem certeza que isso vai impactar lindamente na vida de todos. Muitos ficaram emocionados. Proporcionar isso para as escolas é o nosso papel. A Marinha é sempre muito perto da gente, em parcerias incríveis”, afirmou.

O comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra José Paulo Machado de Azeredo Junior, destacou a importância de aproximar as novas gerações do mar. Segundo ele, a visita pode despertar futuros caminhos profissionais. “É muito emocionante receber crianças do interior que nunca tiveram contato com um navio. Vimos mães e alunos emocionados. É uma oportunidade para eles entenderem que isso também é uma possibilidade para o futuro, estudarem e, quem sabe, integrarem a Marinha”, disse.

A iniciativa reforça a importância da Cultura do Oceano, um dos pilares da Década do Oceano (2021–2030), estabelecida pela ONU, que destaca o papel dos oceanos no equilíbrio da vida no planeta. Em Belém, sede da COP30, o tema ganha ainda mais relevância diante das discussões sobre preservação ambiental, mudanças climáticas e uso sustentável dos recursos marinhos.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Veja mais:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *