Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow

Análise: resultados do 2º turno confirmam grupo político consolidado e a força das novas lideranças em Barcarena

O Portal Barcarena faz o balanço dos votos para presidente na cidade e analisa o cenário político local após as Eleições Gerais.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu a totalização de todos os votos do segundo turno das Eleições Gerais 2022 às 00h18 desta segunda-feira (31). O município de Barcarena elegeu Lula da Silva (PT) com 64,66% dos votos, e Jair Bolsonaro (PL) obteve 35,34%. Em comparação aos números do primeiro turno, Bolsonaro teve 2.964 votos a mais e Lula 1.832.

Foto: Divulgação

Assim como no restante do país, um número expressivo de eleitores não votou neste domingo. Segundo o TSE, 17.992 barcarenenses não compareceram às urnas, isso corresponde a 19,03% do eleitorado na cidade. Brancos e Nulos somaram 2,49% dos votos. Nacionalmente, as abstenções somaram 32.770.982, 20,95% do eleitorado do Brasil.

Em Barcarena, a campanha do presidente eleito, Lula da Silva do (PT), contou com o apoio do prefeito Renato Ogawa, sua vice-prefeita Cristina Vilaça, do deputado estadual eleito Lú Ogawa e de boa parte dos vereadores do município. Algumas lideranças comunitárias da base de apoio dos Ogawa’s, não o acompanharam no segundo turno das eleições presidenciais por se considerarem mais à direita e menos “progressistas” ou ainda “conservadores”. Esses aliados tiveram o respeito do líder municipal.

Por outro lado, as novas lideranças políticas “conservadores” de Barcarena, que além de terem conseguido 26.380 votos para Bolsonaro, conseguiram também visibilidade, respeito e se tornaram em um grupo que, até então era desconhecido e sem lideranças, agora mais organizados e que já começa a pensar nomes para concorrer às vagas no parlamento municipal. Inclusive se fala em levantar nomes do grupo para disputar a cadeira do executivo em Barcarena.

Boa parte das lideranças e representações políticas que apoiaram o “movimento conservador de direita” em Barcarena, devem retornar à base do grupo político dos Ogawa’s.

O Portal Barcarena segue observando com imparcialidade a movimentação política local.

Por: Edinei Campo/Jairo Castro – Portal Barcarena

Hydro

Compartilhe:

Governo do Estado 1
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem