O que deveria ser uma viagem tranquila acabou virando dor de cabeça para passageiros da Arapari Navegação nesta quinta-feira (15). Um problema mecânico na embarcação que faria o trajeto entre Belém e Barcarena provocou atraso de cerca de 1h30 e deixou dezenas de pessoas aguardando no porto da empresa, na Cidade Velha, sem informações claras sobre a situação.
A viagem, prevista para sair ao meio-dia, ligaria Belém ao terminal do Arapari e em seguida a municípios do Baixo Tocantins, como Barcarena, Moju, Igarapé-Miri e Abaetetuba. No entanto, a embarcação responsável pelo percurso não chegou a tempo ao porto após apresentar problemas mecânicos.
Segundo relatos, os usuários não foram informados previamente sobre o atraso, o que gerou discussão com funcionários da empresa. Em um vídeo registrado por um passageiro e cedido ao Portal Barcarena, um funcionário não soube informar se a empresa dispunha de embarcação reserva e minimiza o impacto da demora, alegando que a maioria dos passageiros não havia reclamado.
Diante da tensão no local, a Polícia Militar foi acionada. Dois agentes estiveram rapidamente na área da roleta de entrada dos passageiros para conter os ânimos. O embarque só ocorreu às 13h28, após a empresa deslocar outra embarcação, que inicialmente faria a viagem das 14h, para atender os passageiros que aguardavam desde o meio-dia.
A Arapari Navegação é responsável pelo transporte rodo-fluvial entre Belém e municípios do Baixo Tocantins. A fiscalização do serviço cabe à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos de Transporte do Pará (ARTRAN). No momento do ocorrido, porém, não houve registro da presença de representantes da agência reguladora no local.





























