Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
EXPORTAÇÃO

Arco Norte amplia participação nas exportações de grãos brasileiros

Arco Norte amplia participação nas exportações de grãos brasileiros
Entre janeiro e julho de 2024, os portos da região responderam por 36,5% das exportações nacionais de soja, com 27,52 milhões de toneladas embarcadas

O mais recente Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado na última semana, destaca a participação do Arco Norte como principal rota de escoamento das safras de milho e soja do Brasil em 2024. Entre janeiro e julho de 2024, os portos do Arco Norte — Barcarena, Itaqui, Itacoatiara e Santarém — responderam por 49% das exportações de milho do país, totalizando 4,09 milhões de toneladas. No mesmo período de 2023, essa participação foi de 36,9%.

No mesmo período, o Arco Norte foi responsável por 36,5% das exportações nacionais de soja, com 27,52 milhões de toneladas embarcadas. Embora haja uma leve redução em comparação aos 37,3% registrados em 2023, os números confirmam a importância estratégica dos portos da região para o escoamento da produção.

As exportações de soja em julho de 2024 alcançaram 11,25 milhões de toneladas, uma diminuição de 19,3% em relação a junho. De acordo com a Conab, esse recuo está dentro da normalidade sazonal e não compromete o desempenho acumulado do ano, que segue em patamares elevados.

O desempenho do Arco Norte é reflexo da infraestrutura logística intermodal, que têm contribuído para a eficiência no escoamento das safras brasileiras. A proximidade dos portos com as áreas de produção no Centro-Oeste e Norte do país reduz distâncias e custos, tornando as exportações mais competitivas no mercado internacional.

Hydro

Compartilhe:

Veja mais:

Sicredi
Governo do Estado - Prorefis
New Fortress
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Verão 2024
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Governo do Estado - Doação de sangue
Murucupi
Hydro
Governo do Estado IDEB
previous arrow
next arrow

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem