Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Portos e Indústrias

Arcon recebe executivos da Gás do Pará para discutir expansão do mercado de gás natural no Pará

O presidente da Companhia Gás do Pará, Flexa Ribeiro, avaliou positivamente o primeiro ano de operação em Barcarena

Nesta terça-feira, 21, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) sediou uma reunião com executivos da Companhia Gás do Pará em Belém. Entre os principais temas em pauta, destacam-se a ampliação do mercado de gás natural para outros municípios do estado, a operação em Barcarena e os parâmetros tarifários para 2025.

De acordo com o diretor geral da Arcon, Fabricio Costa, a regulação do gás natural no Pará avança dentro do planejado e em um ritmo acelerado. “Ao contrário de outros mercados no Brasil, o Pará iniciou sua operação com um consumidor livre do segmento da mineração, em Barcarena. Isso torna a cadeia mais segura pois envolve agentes de comercialização e distribuição, que, neste caso, é desenvolvida pela Gás do Pará. Estamos acompanhando o crescimento do mercado, com celebração de novos contratos e expansão para outros municípios”, pontua o diretor geral.

Foto: Divulgação

A Arcon, responsável pela regulação do segmento de gás natural, atua na mediação entre consumidores, comercializadores e distribuidores, assegurando equilíbrio econômico-financeiro para cobrir os custos da operação e garantir a qualidade no fornecimento. Dessa forma, o órgão desempenha um papel estratégico na economia e na transição energética no Pará, contribuindo com a sustentabilidade por meio da redução de gases poluentes com o uso do gás natural.

Durante a reunião, o presidente da Companhia Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro, avaliou positivamente o primeiro ano de operação em Barcarena. “O ano de 2024 marcou o início de uma jornada promissora para nossa companhia no estado. Iniciamos com Alunorte como nosso primeiro cliente consumidor livre, ultrapassando atualmente um volume diário de 2,2 milhões de metros cúbicos de gás transportado para a planta”, destacou Ribeiro.

Foto: Marcelo Lelis/Ag. Pará

Para 2025, a expectativa é iniciar o atendimento ao primeiro cliente cativo, a indústria Alubar, com um consumo previsto de 2,5 milhões de metros cúbicos diários para a termoelétrica Celba 1 (UTE Novo Tempo). Fernando Flexa Ribeiro também ressaltou que as projeções indicam que o Pará está bem posicionado para se destacar nacionalmente na distribuição de gás natural, impulsionado por investimentos atrativos e um ambiente regulatório favorável ao desenvolvimento das atividades.

Sobre a relação com a Arcon, o presidente destacou a agilidade da agência nos processos demandados pela companhia. “Além de fiscalizar, a Arcon defende os interesses dos consumidores e é fundamental para o bom funcionamento da concessionária estadual de distribuição, comercialização e movimentação de gás natural. Uma agência reguladora eficiente facilita bastante nosso trabalho”, concluiu Flexa Ribeiro.

Fonte: Ag. Pará

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Matrículas 2025
New Fortress
Governo do Estado - vacina
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem

Clube dos Empreendedores

ULTIMAS NOTÍCIAS

Todas as noticias |