As obras da nova orla de Vila do Conde, em Barcarena, avançam a passos largos, trazendo melhorias significativas para a área. Com extensão total de 798 metros, o projeto da Prefeitura Municipal busca recuperar a faixa de terra comprometida pela erosão, transformando-a em um espaço moderno e funcional para a população.
De acordo com a gestão do prefeito Renato Ogawa, a nova orla abrange o trecho entre o Complexo Esportivo e a histórica Igreja de São João Batista, datada do século XVII. Considerada a construção mais antiga de Barcarena e a terceira igreja mais antiga do Pará, o templo se tornará um ponto de destaque em um espaço que reforçará a valorização histórica e cultural da região.
O projeto inclui diversas melhorias, como muro de arrimo para contenção da área, mirante, academia ao ar livre, brinquedos infantis, áreas de convivência, pista de caminhada, parquinho e quadras esportivas.
Andamento das obras
Durante uma recente visita ao local, o prefeito Renato Ogawa, acompanhado pelo vereador Júnior Ogawa, pelo secretário Luiz Henrique e técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR), inspecionou os avanços da obra. O engenheiro responsável, Emanuel Batista, informou que três dos seis trechos do muro de arrimo já foram concluídos.
Atualmente, os trabalhos se concentram na construção do muro, aterro e compactação próximos à praia, enquanto na parte superior estão sendo instalados calçadas e meios-fios.