A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena (ARSEP) realizou, nesta segunda-feira (3), uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em construção no município, que caminha para ser a primeira cidade 100% saneada do Pará. O objetivo foi acompanhar o andamento das obras e garantir que os investimentos em saneamento estejam sendo executados dentro dos padrões de qualidade e eficiência definidos pela regulação.
Ao todo, Barcarena contará com quatro novas ETEs — Itupanema, Beira Rio, Barcarena Sede e Vila do Conde — e duas ampliadas, Cabanos I e Pioneiros. As obras fazem parte do programa Trata Bem Barcarena, desenvolvido pela concessionária Águas de São Francisco, que prevê a ampliação dos serviços de água e esgoto até o fim de 2025.
Com a conclusão do programa, o município deve alcançar 99% de cobertura de água tratada e 90% de coleta e tratamento de esgoto, tornando-se a primeira cidade saneada do Pará.
Durante a visita, a equipe técnica da ARSEP inspecionou as estruturas e o estágio das obras, verificando o cumprimento das exigências contratuais.
“Essas obras são de suma importância para o desenvolvimento do saneamento em nosso município. Barcarena cresce a passos largos nessa área, e a ARSEP segue presente fiscalizando e cobrando da concessionária o cumprimento de suas responsabilidades, para que nossa população seja bem atendida”, afirmou Rozilda Ribeiro, presidente da ARSEP.
O diretor da Águas de São Francisco, Agnaldo Mendes, acompanhou a visita e destacou que as ETEs estão prestes a iniciar a operação comissionada.
“Estamos muito próximos de entregar a universalização do saneamento para Barcarena — um feito que coloca o município no século 21, como protagonista do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Entre mais de 300 municípios da região Norte, Barcarena será o primeiro a atingir a meta de universalização, com cerca de oito anos de antecedência ao prazo legal de 2033. É um marco histórico para a cidade e para o saneamento na Amazônia”, disse.
Com as novas estruturas e ampliações em andamento, Barcarena dará um salto em cobertura e eficiência no tratamento de esgoto, reforçando seu compromisso com a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.




































Uma resposta
CTE Centro de tratamento e Esgoto
Já estamos há 6 meses recebendo denúncias acompanhadas de filmagem e vídeos de moradores da Rua María curio pioneiro atrás do batalhão de policia militar.
As denúncias deixaram claro que a unidade sem capacidade de funcionamento e os carros continuam a despejar os dejetos na área, que segundo os moradores ainda e a céu aberto.
Estamos aqui pedindo que olhem para esta causa, uma vez que pagamos o serviço de esgoto para termos essas estruturas 100% concluídas.
(B. J) Boca de Jambú