Barcarena, município estratégico do Pará, atravessa um período de rápido crescimento econômico e populacional, alimentado por um forte impulso industrial e portuário. Com uma população estimada em 137.331 habitantes até julho de 2024, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade consolidou-se como a quinta maior economia do estado, impulsionando uma demanda crescente por infraestrutura moderna e eficiente.
O prefeito Renato Ogawa (PP), reeleito com ampla maioria de 79,10% dos votos, delineou um Plano de Ação Governamental com foco em sustentabilidade, saúde, mobilidade urbana e interligação entre bairros. À medida que a cidade expande seu horizonte econômico, Ogawa, que segue em alinhamento com o Governo do Pará, o plano para executar uma série de projetos ambiciosos que prometem impactar diretamente a vida dos barcarenenses.
Na próxima quinta-feira, 7 de novembro, o prefeito e o governador Helder Barbalho (MDB) formalizarão um acordo para duas obras de grande porte: a construção do novo Hospital Wandick Gutierrez e a Ponte Barcarena-São Francisco. Com custo estimado de R$ 101,6 milhões (de acordo com o Painel Nacional de Contratações Públicas), o projeto do novo hospital, uma das iniciativas mais aguardadas, será erguido ao longo da rodovia PA-151, entre as travessas Santo Antônio e Frederico Vasconcelos, e deverá ampliar significativamente a capacidade de atendimento de saúde pública no município.
Integração
A Ponte de São Francisco, projetada para cruzar o Rio Tauaporanga e conectar a Vila de São Francisco à sede de Barcarena, tem o objetivo de melhorar o deslocamento dos moradores e também facilitar o transporte de cargas.
Além dessas obras, a gestão prevê a construção de uma Avenida de Interligação que ligará o bairro Laranjal à Vila dos Cabanos e um novo Anel Viário, abrangendo áreas estratégicas como Beira Rio, Mangabeira, Novo Horizonte, Novo Paraíso e Laranjal. Em outra frente, a extensão da Avenida Eduardo Angelim conectará os bairros Pioneiro e Vila dos Cabanos, oferecendo uma nova alternativa de tráfego para responder ao crescimento acelerado do município.