Barcarena, na Região Metropolitana de Belém, ficou em 8º lugar entre as cidades mais inteligentes da Região Norte do Brasil no Ranking Connected Smart Cities 2025, divulgado nesta terça-feira (23), em São Paulo. O levantamento é realizado pela consultoria Necta em parceria com a SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e a Scipopulis.
Pela primeira vez, o estudo analisou os mais de 5 mil municípios brasileiros. Apesar disso, nenhuma cidade da Região Norte apareceu entre as 100 mais bem colocadas do país. As primeiras posições do ranking nacional ficaram com Vitória (ES), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
Veja as 10 cidades mais inteligentes da Região Norte:
- Belém (PA)
- Manaus (AM)
- Araguaína (TO)
- Ariquemes (RO)
- Parauapebas (PA)
- Palmas (TO)
- Boa Vista (RR)
- Barcarena (PA)
- Macapá (AP)
- Paragominas (PA)

Na 11ª edição, o ranking passou por reformulação e agora conta com uma metodologia de ponderação aprimorada e a plataforma Plancity, que permite a gestores públicos acesso interativo aos dados.
O levantamento considera 75 indicadores em 13 áreas temáticas, entre elas economia, meio ambiente, mobilidade urbana, habitação, energia e educação. Parte dos critérios é baseada em normas internacionais de serviços urbanos, qualidade de vida, cidades inteligentes, resiliência e métricas ESG.