A tradicional rota fluvial entre Barcarena e Belém será temporariamente interrompida nesta quarta-feira (12) por conta da Barqueata da Cúpula dos Povos, evento simbólico que integra a programação paralela à COP30. A ação deve reunir mais de 200 embarcações e cerca de 5 mil participantes nos rios Guamá e Guajará, a partir das 9h da manhã.
De acordo com comunicado da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), o tráfego de embarcações e navios será suspenso entre 8h e 14h, no trecho que inclui o novoTerminal Hidroviário da Tamandaré, o Porto do Arapari (Cidade Velha ), além do Porto da Balsa, no Guamá. A totalidade da àrea afetada é compreendida entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Terminal Petroquímico de Miramar, na Baía do Guajará. A medida é autorizada pela Lei nº 9.537/1997 (LESTA) e tem o objetivo de garantir a segurança da navegação, a proteção da vida humana e a prevenção da poluição hídrica.
Apesar da orientação, algumas viagens de lancha entres as cidades foram realizadas na manhã desta quarta-feira, mas em horários alternativos, de acordo com informações repassadas à reportagem.
A Barqueata marca um dos momentos mais emblemáticos da Cúpula dos Povos, reunindo caravanas vindas de diferentes municípios, estados e até países.
Procuradas pelo Portal Barcarena, as empresas Machado Transportes e Expresso Barcarena confirmaram que não haverá viagens durante o período da programação, retomando o atendimento após a liberação da navegação pela autoridade marítima. A reportagem tentou contato com as empresas que operam a rota de balsas, mas não teve retorno.


































