O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de fiança bancária no valor de R$ 213 milhões, junto ao Banco da Amazônia (Basa), para acelerar as metas de abastecimento de água e esgoto em Barcarena, no Pará. O apoio permitirá que a Águas de São Francisco Concessionária de Saneamento antecipe para novembro de 2025 a universalização dos serviços, transformando o município no primeiro do estado e em um dos pioneiros da região amazônica a alcançar esse patamar.

Durante a implantação do projeto, estão previstos 768 empregos diretos e indiretos. Segundo o contrato firmado com o município, a concessionária deveria atingir cobertura de 99% no abastecimento de água em 2028 e de 90% na coleta e tratamento de esgoto apenas em 2034. Com o suporte do BNDES Garantias, esses prazos serão reduzidos em três e nove anos, respectivamente.
“Garantir o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto são direitos da população. Com o apoio do BNDES, os habitantes de Barcarena verão a antecipação da universalização desses serviços, que contribuirão para proteger o ambiente e a saúde de todos” afirmou o presidente do banco, Aloizio Mercadante.
A Águas de São Francisco foi criada em 2014 e atende uma população de 126,6 mil habitantes, dos quais 104,4 mil vivem na área urbana. Para a concessionária, a operação representa um marco para o saneamento na Amazônia.
“A parceria construída com o BNDES Garantias e Basa é fundamental para chegarmos à universalização dos serviços de água e esgoto em Barcarena. Este investimento em saneamento na Amazônia é histórico. Temos impactos diretos em saúde pública, no meio ambiente e ainda garantimos mais dignidade para a população, quando ela passa a ter um direito fundamental garantido” destacou Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da empresa.
Fonte: Agência BNDES






























