Nesta segunda-feira (21), a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) sediou uma reunião crucial com Otávio Monteiro, representante da Bravo Mineração, para discutir avanços no projeto de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, localizada na Região Metropolitana de Belém. Na oportunidade, representantes das duas instituições discutiram os próximos passos do
projeto, que busca impulsionar a industrialização com foco na exportação.
A ZPE de Barcarena é projetada como um polo estratégico para fortalecer a industrialização no Pará, oferecendo um ambiente regulatório diferenciado que estimula a produção voltada para exportação, com benefícios fiscais, cambiais, aduaneiros e administrativos. Sua localização estratégica em Vila do Conde, próxima a infraestruturas portuárias consolidadas e centros extrativistas chave do estado, promete atrair novos investimentos, diversificar a economia regional e criar empregos qualificados, elevando a competitividade internacional do Pará.
Entre os encaminhamentos, está prevista para agosto uma visita técnica a Brasília (DF), onde representantes da Bravo e da Codec (por enquanto sem autoridades do município de Barcarena) devem se reunir com o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). O objetivo é acelerar a tramitação federal do projeto e alinhar ajustes jurídicos e operacionais necessários.
Além disso, foi discutida a organização de um evento para setembro, com o objetivo de apresentar à sociedade paraense o projeto-âncora e os benefícios da ZPE. Este evento será uma oportunidade para explicar os impactos esperados, como a criação de empregos qualificados, estímulo à industrialização local e atração de investimentos significativos.
A Bravo Mineração caminha para ser a empresa âncora da ZPE de Barcarena. O projeto da mineradora é voltado para a verticalização da cadeia do minério de ferro extraído no Pará, com a instalação de uma planta industrial voltada à transformação mineral por meio de tecnologias limpas, energia renovável e reaproveitamento de resíduos industriais. A proposta está alinhada às diretrizes do Governo do Pará para fortalecer uma economia de baixo carbono, aliando inovação, responsabilidade ambiental e agregação de valor à produção paraense.
“A ZPE de Barcarena representa uma oportunidade estratégica para exportar produtos com valor agregado, gerar empregos qualificados e contribuir para uma economia mais verde”, afirmou Otávio Monteiro, representante da Bravo Mineração.

“A Codec, na qualidade de responsável pela implantação da ZPE de Barcarena, tem diligenciado ações e articulação técnica e institucional junto ao Governo Federal. A visita ao CZPE será fundamental para avançarmos com segurança jurídica e agilidade na instrução do processo. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos com a transparência e o diálogo com a sociedade, aproximando esse projeto da população paraense”, destacou Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec e diretor de Implantação da ZPE de Barcarena.
A reportagem do Portal Barcarena procurou mais informações sobre os avanços do projeto. O município acompanha com otimismo o processo de implantação da ZPE de Barcarena. O secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, Marco Mendes, disse que a postura é alinhada a um desejo de maior participação.
O município segue atento, acompanhando os desdobramentos e aberto ao diálogo construtivo com todas as partes envolvidas.