Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Economia

Codec inicia obras de novo pórtico na área da ZPE de Barcarena; projeto é estratégico para economia do Pará

As intervenções envolvem serviços especializados de engenharia, com investimento financiado pelo Governo do Estado

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) iniciou as obras do novo pórtico da área destinada à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. O projeto integra o plano estratégico de implantação da ZPE, para alavancar as exportações e fortalecer a economia estadual.

As intervenções envolvem serviços especializados de engenharia, com investimento financiado pelo Governo do Estado. O objetivo é modernizar a estrutura e criar condições atrativas para a instalação de indústrias e empresas exportadoras.

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena está com seu processo em análise no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A expectativa é de que, após a aprovação, o projeto possa seguir para a fase de execução, o que será um marco importante para o desenvolvimento econômico e industrial da região.

Polo estratégico para exportação

A ZPE de Barcarena é um ponto estratégico para o comércio exterior. A meta é oferecer vantagens competitivas, como incentivos fiscais, agilidade nos processos alfandegários, liberdade cambial e outras facilidades administrativas. Essas condições tornam a região atrativa para indústrias exportadoras que desejam acessar o mercado internacional a partir do Pará.

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, destacou a relevância do projeto. “A ZPE de Barcarena é mais do que uma infraestrutura; é um marco para a industrialização e a exportação no Pará. A sua implantação irá fortalecer a nossa competitividade no cenário global, gerar milhares de empregos e consolidar o Estado como um dos principais polos de exportação do país”, afirmou.

Impactos econômicos e sociais

A previsão é de que a instalação da ZPE gere em torno de 8 mil empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o aumento da competitividade dos produtos estaduais no mercado internacional. As empresas que se instalarem na ZPE contarão com vantagens fiscais e tributárias, o que estimula a produção industrial voltada à exportação.

A ZPE de Barcarena será a primeira Zona de Processamento de Exportação implantada na região Norte do país, consolidando o Pará como um dos maiores polos de exportação do Brasil. O projeto também se beneficia da proximidade com o Porto de Vila do Conde, o maior e mais estratégico porto marítimo da região Norte, que servirá como hub logístico para as empresas instaladas na ZPE.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Veja mais:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *