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Logística

Comitiva chinesa visita terminais da Hidrovias do Brasil e Unitapajós em Barcarena

Grupo acompanhou de perto as etapas de armazenagem, classificação e embarque da soja em dois dos principais TUPs do Arco Norte

Uma comitiva chinesa da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Nativos e Subprodutos Animais (CFNA) visitou, nesta quinta-feira (13), dois dos principais Terminais de Uso Privado (TUPs) do Arco Norte: o da Hidrovias do Brasil e o da Unitapajós, em Itupanema, Barcarena. A agenda foi acompanhada pelo vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), Luiz Pedro Bier, e integrou a programação paralela da COP30.

A delegação, composta pelo presidente da CFNA, Cao Derong, pela diretora adjunta do Departamento de Cereais e Óleos, Li Sifan, e pelo gerente da Leader Grain HK Ltd., Guo Jiapeng, percorreu toda a estrutura logística usada para receber, armazenar e embarcar a soja produzida em Mato Grosso, destino prioritário das exportações do Arco Norte.

Durante a visita, o grupo acompanhou de perto a chegada das cargas, a classificação dos grãos, os controles de qualidade e o carregamento dos navios que deixam o país com soja e retornam trazendo fertilizantes, importantes para o ciclo produtivo no campo.

Segundo Bier, a visita buscou ampliar a confiança do mercado asiático no sistema brasileiro de exportação: “Mostramos todo o processo, desde a chegada dos caminhões até o embarque final. Discutimos temas como umidade, classificação e rigor técnico, pontos essenciais para assegurar a qualidade da soja exportada ao maior comprador do agro brasileiro”, afirmou.

Ele destacou ainda que a presença dos chineses em Barcarena reforça o intercâmbio comercial.

“É fundamental que eles vejam a nossa realidade e entendam o compromisso do produtor rural com qualidade e sustentabilidade”, completou.

Arco Norte ganha força

Os números reforçam o avanço dessa rota logística. Em 2013, apenas 12% das exportações brasileiras de grãos saíam pelo Arco Norte. Em 2024, esse percentual triplicou, chegando a 36% — resultado direto de investimentos privados em terminais como os da Hidrovias do Brasil e da Unitapajós.

A visita também marcou o encerramento da participação da Aprosoja MT na COP30, com foco no fortalecimento do diálogo com o mercado chinês, responsável pela maior parte das compras de soja brasileira.

Fonte: Aprosoja MT

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