Uma comitiva de autoridades norueguesas visitou, na manhã desta quarta-feira (30), a área portuária de Vila do Conde, em Barcarena, acompanhada pela Polícia Federal, Guarda Portuária da Companhia Docas do Pará (CDP) e Receita Federal. Entre os integrantes da comitiva estão Emilie Enger Mehl, ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega; Hans-Peter Aasen, secretário de Estado; Silje Lien Nilsen, secretária permanente; Simen Andreas Nefstad Grinden, assessor, e Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil. Eles estão em Belém para o encontro do G20, que acontece até sexta-feira (1), no Hangar.
A visita incluiu uma passagem pelo Porto de Vila do Conde, onde opera a Hydro, companhia que tem o governo norueguês como acionista. Durante a visita, foi realizada uma demonstração de fiscalização de contêineres em um Terminal de Uso Privado, com o auxílio de uma cadela farejadora da Receita Federal. Na sequência, a comitiva conheceu um terminal de logística de manganês, onde acompanhou a fiscalização de cargas de minério.
Os visitantes também observaram as atividades do Grupo de Polícia Marítima (Gepom) da Polícia Federal no Pará, que realiza operações de segurança nos portos e rios da região. A equipe norueguesa recebeu ainda informações sobre as atividades da Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente (Damaz) da PF, que atua na proteção da floresta e combate a crimes ambientais na Amazônia.