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Conselho do PPI qualifica Hidrovia do Arco Norte: projeto é comparado ao Mississippi dos EUA

Conselho do PPI qualifica Hidrovia do Arco Norte: projeto é comparado ao Mississippi dos EUA
A expectativa é escoar mais de 40 milhões de toneladas de commodities, utilizando os Rios Tocantins e Araguaia até o Porto Vila do Conde

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) aprovou a qualificação da Hidrovia do Arco Norte, submetendo o projeto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo da hidrovia é diminuir a demanda nos portos da região Sudeste, aproximar produtores nacionais e fomentar a economia dos estados envolvidos.

O senador Irajá (PSD-TO) comemorou a decisão em pronunciamento no Plenário na terça-feira (9). Ele afirmou que, quando concluída, a Hidrovia do Arco Norte — que abrange estados como Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Maranhão e Pará — será um “marco no desenvolvimento da infraestrutura de transporte do Brasil”. Segundo o senador, o projeto é essencial para o escoamento de grãos, fertilizantes e minérios desde a região Centro-Oeste até o Pará, reduzindo custos de transporte e aumentando a competitividade no mercado internacional.

O projeto permitirá que o Brasil tenha um Mississippi brasileiro. Assim como os Estados Unidos, que transportam mais de 80% de sua produção de grãos através da hidrovia do Rio Mississippi, o Brasil também terá a oportunidade de desenvolver uma via de transporte fluvial equivalente. A construção e a operação da hidrovia gerarão milhares de empregos diretos e indiretos, promovendo renda e melhorando a qualidade de vida da população, além de propiciar um meio de transporte mais responsável e racional do ponto de vista ambiental,” declarou o senador.

Para Irajá, a inclusão da hidrovia no PPI demonstra o compromisso do governo com a modernização e a ampliação dos investimentos estratégicos. Ele enfatizou que a expectativa é escoar mais de 40 milhões de toneladas de commodities, utilizando o Rio Tocantins e o Rio Araguaia até o Porto Vila do Conde, no Pará, diminuindo o fluxo de caminhões nas estradas.

“A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou uma emenda, de minha autoria, no valor de R$ 1,1 bilhão para a obra. Essa emenda é mais uma prova do nosso comprometimento em tirar essa obra do papel, tornando-a uma grande realidade e um grande sonho de milhões e milhões de brasileiros, que estão ali desbravando a região do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, do Piauí, do Tocantins, da Bahia e do Pará,” destacou o senador.

Fonte: Agência Senado – FOTO DESTACADA: HIDROVIAS DO BRASIL

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