A barcarenense Maitê Bentes Luzia, de 15 anos, conquistou a medalha de bronze na Singapore International Math Olympiad Challenge (SIMOC) 2025, uma das mais prestigiadas competições de matemática do mundo. O evento foi realizado entre os dias 5 e 9 de julho, em Singapura, e reuniu cerca de 2.400 estudantes de alto desempenho de mais de 40 países.
Estudante dedicada e apaixonada por desafios, Maitê realizou o sonho de representar o Brasil em uma olimpíada internacional de matemática. “Sempre gostei de desafios. Estou sempre participando de olimpíadas científicas e estudando matemática. Meu maior sonho era representar o Brasil lá fora. O mais desafiador foi interagir com pessoas do mundo todo, não pelos idiomas, mas porque sou muito tímida”, relatou a jovem.
Filha de Flávia e Pedro Luzia, Maitê conta que todo o apoio veio da própria família. “Sempre estudei sozinha, busquei informações por conta própria e tive o incentivo constante dos meus pais, que nunca mediram esforços para apoiar minha educação.”
A jovem também destaca a importância das olimpíadas científicas em sua trajetória. “Elas abrem portas para faculdades renomadas no Brasil e no exterior, como a Unicamp e a USP, sem a necessidade de vestibular ou Enem. Meu sonho é ser neurocirurgiã e esse prêmio internacional me aproxima ainda mais desse objetivo.”
Maitê divide o gosto pelos estudos com a irmã Manuela Luzia. As duas já se destacaram em diversas competições nacionais e internacionais e foram convidadas para representar o Brasil em Nova York no próximo ano.
Segundo a mãe das meninas, Flávia, o talento e a curiosidade das filhas se manifestaram desde cedo. “Com dois anos, já sabiam o alfabeto completo. Sempre incentivei a leitura e atividades extracurriculares. Hoje, falam três idiomas fluentemente (português, inglês e espanhol), tocam violino, pintam, jogam xadrez, montam cubo mágico e já acumularam diversas medalhas científicas.”