Estudantes de Barcarena participaram, na última sexta-feira (3), da cerimônia de encerramento da 6ª edição do Projeto Pioneiros, promovido pela Águas de São Francisco. A iniciativa incentiva jovens a desenvolverem soluções sustentáveis para desafios de saneamento em suas comunidades e a conhecerem mais sobre o mercado de trabalho no setor.
O evento reuniu familiares, amigos e representantes da concessionária, que entregaram certificados e premiações aos 17 alunos participantes. Durante quatro meses, os estudantes participaram de aulas, oficinas e mentorias com profissionais da empresa, vivenciando na prática os processos que envolvem o saneamento básico.
As propostas apresentadas abordaram temas como reutilização de água, descarte correto de óleo de cozinha, sistemas de esgotamento comunitário e monitoramento de vazamentos, entre outros.
O primeiro lugar ficou com a dupla Thiago Gomes e Diogo Lemos, criadores do projeto “Eco Nova”, que propõe um sistema de tratamento de água e esgoto de baixo custo a partir do carneiro hidráulico. Os estudantes representarão Barcarena na etapa nacional do Pioneiros, que reúne iniciativas de diferentes cidades brasileiras onde o grupo Aegea, do qual a Águas de São Francisco faz parte, também atua.

“Foi uma experiência incrível, única e que me ajudou a evoluir na área profissional. Agora queremos entregar o nosso melhor na etapa nacional e fazer com que o nosso projeto possa, de fato, alcançar vidas. É uma honra representar Barcarena”, disse Thiago Gomes.
O segundo lugar foi conquistado pelo estudante Enzzo Santos, com o projeto “Orgânico de Valor: Transformando Resíduos em Sustentabilidade”, que transforma lixo orgânico em adubo por meio da compostagem. Já o terceiro lugar ficou com Cristiam Wendell e Mikelle Chaves, autores de “Gotas Invisíveis”, que propõe a captação e reutilização da água gerada por aparelhos de ar-condicionado.
Para Simony Dias, gerente de Responsabilidade Social da Águas de São Francisco, o Pioneiros é uma ferramenta de transformação social.
“O projeto aproxima os jovens do universo do saneamento e desperta neles o senso de responsabilidade socioambiental. É inspirador ver o comprometimento e a criatividade desses estudantes, que apresentaram soluções reais para problemas locais”, destacou.
































