O governo federal incluiu o estudo para a concessão do trecho da Ferrovia Norte-Sul que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA) no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A medida foi oficializada por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União na última segunda-feira (7).
Com isso, o projeto será financiado por meio de transferência obrigatória de recursos financeiros pelos órgãos e entidades da União aos órgãos e entidades dos Estados e Municípios.
O objetivo do estudo é avaliar o modelo de concessão da ferrovia, considerada fundamental para o escoamento de produtos como grãos e minérios até o Complexo Portuário de Vila do Conde, localizado em posição estratégica em relação aos portos da Europa e da costa leste da América do Norte.
Novo PAC
O Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, tem o objetivo de acelerar o crescimento econômico e a inclusão social, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. Com foco em gerar emprego, renda e reduzir desigualdades regionais, o programa está organizado em medidas institucionais e novos eixos de investimento, que abrangem obras e serviços.
Uma resposta