Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
MUNICÍPIO

EXCLUSIVO: Novo presidente da ARSEP, José Quintino, fala sobre desafios e metas da agência reguladora para Barcarena

EXCLUSIVO: Novo presidente da ARSEP, José Quintino, fala sobre desafios e metas da agência reguladora para Barcarena
Ex-Procurador Geral do Município detalhou as prioridades da ARSEP desde que assumiu o cargo, destacando o planejamento para a COP 30

Em entrevista exclusiva ao Portal Barcarena, o Dr. José Quintino de Castro Leão Junior, Ex-Procurador Geral do Município de Barcarena, falou sobre sua nova função como diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Barcarena (ARSEP). Com uma carreira consolidada e grande experiência junto à administração pública, José Quintino abordou sua trajetória, os desafios enfrentados na Procuradoria Geral do Município (PGM), e as prioridades da ARSEP desde que assumiu o cargo há pouco mais de duas semanas.

Formado pela UNAMA em 1990, José Quintino desempenhou funções importantes na prefeitura de Barcarena desde o primeiro mandato de Antônio Carlos Vilaça, em 2013. Ele atuou como assessor jurídico da Secretaria Municipal de Educação e, posteriormente, foi titular de Secretaria Municipal de Saúde. De janeiro de 2015 até 22 de maio de 2024, José Quintino esteve à frente da PGM, somando mais de nove anos de serviço.

Na PGM, Quintino lidou com questões estratégicas e sensíveis para a administração pública, como a desapropriação de bens particulares para fins de utilidade pública. Um exemplo notável foi a desapropriação de comerciantes da praia do Caripi, em 2015, que resultou em melhorias notáveis para a população e visitantes. “O interesse público é um princípio que faz com que você dê melhorias à população”, ressaltou.

AGENDA NA ARSEP

À frente da ARSEP, José Quintino já realizou reuniões técnicas para definir as prioridades da agência, com foco especial na concessionária Águas de São Francisco e no fornecimento de água em Barcarena. Ele destacou a importância de ajustes no maquinário e melhorias na prestação de serviços. “Já nos reunimos com a equipe técnica, administrativa e pedimos um relatório sobre as dificuldades e problemas que estão ocorrendo e as soluções”, afirmou.

Sobre os investimentos, Quintino enfatizou a necessidade de aproximação com a população. “Já estamos acompanhando algumas situações pontuais e pretendemos investir na comunicação, buscando mais divulgação na questão do fornecimento de água e criando um canal direto para contato com a comunidade”, disse.

TRANSIÇÃO E METAS FUTURAS

José Quintino destacou a continuidade do trabalho da gestão anterior da ARSEP, liderada pelo ex-presidente Franklin Costa, e elogiou a assessoria jurídica do Dr. Daniel Felipe Alcantara de Albuquerque, o novo Procurador Geral do Município. “Estamos antecipando metas, esse é um mérito do trabalho do Dr. Daniel e do Franklin”, pontuou. 

Um dos principais desafios é preparar a cidade para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025.

“A meta é levar Barcarena a um patamar de primeiro mundo, por meio da universalização dos serviços de água e esgoto, que inclui abastecimento, acesso a  um patamar de primeiro mundo, por meio da universalização dos serviços de água e esgoto, que inclui abastecimento, acesso a rede de esgoto, algo inédito para cidades da região Norte”.

 “Nenhuma outra cidade da Amazônia se propôs a fazer o que Barcarena está se propondo a fazer em dois anos. Vamos entregar na COP 30, um dos melhores sistemas de abastecimento e tratamento do Brasil”, concluiu.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Hydro
New Fortress
Governo do Estado 2
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado 3
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem