A II Feira Literária de Barcarena (FLIBARCA) chega ao último dia de programação neste domingo (30), após três dias de imersão cultural com lançamentos, oficinas, rodas de conversa, concursos e atrações artísticas. Nesta edição, o evento celebra o tema “As Múltiplas Vozes da Nossa Literatura Viva e Resiliente”, destacando autores locais e fortalecendo a produção literária no município. A segunda edição também homenageou autores que, cada um à sua maneira, moldaram identidades, guardaram memórias e mantiveram a literatura como força viva em nossa cultura.
A abertura, realizada na sexta-feira (28), foi marcada pela posse pública de novos membros da Academia Barcarenense de Letras (Abarcle). Os escritores e agentes de cultura assumiram o compromisso de promover a literatura, as artes e a preservação da identidade cultural da cidade. Tomaram posse:

📚 Arildo Poça, Cynthia Valadares, Dália Feitosa, Virginia da Poça e Paulo Melo
🌟 Benilson Magno, Maria Lúcia Martins, Sebastião Cardoso e Vitor Magno
🖋️ Mark Bonaventura, Pablo Azevedo e Sidney Raiol
Programação deste domingo (30)
Palco Central
13h05 às 14h35 – Oficina de artes plásticas com Hudson, Amanda, Raony e Edson Magno
14h35 às 15h35 – Sarau com participação de Hélio Santos, Gabriela Furtado, Paulo Melo, Braulino Magno, Virginia Poça, Arildo Poça e Lia Apollaro
15h35 às 16h55 – Lançamento de livros e sessão de autógrafos:
- Barcarena: cidade das histórias – estudantes da Escola José Maria de Moraes
- O Caminho – Mandy Mendzs
- Narrativas do Imaginário Popular: Lendas de Barcarena – Gabriela Furtado e Virginia Poça
- A grande árvore da vida: Educação ambiental em tempos de mudanças climáticas – Paulo Melo
16h55 às 17h25 – Apresentação cultural com Juarez Nascimento
17h25 às 18h45 – 4ª mesa temática: As políticas públicas voltadas ao livro e leitura: a formação de leitores, com Juliena Nobre e Wenilton Cavalcante
18h45 às 19h45 – Sarau e música com microfone aberto
19h45 às 20h – Encerramento oficial
20h às 21h – Show de encerramento com Nazareno Muniz e Cuia Pitinga
Além das atividades, a FLIBARCA presta homenagem a artistas que contribuem para a memória cultural de Barcarena, abrindo espaço para exposição de trabalhos dos mais variados segmentos, como pintura, quadrinho e venda de livros. Entre eles, o artista visual e pedagogo Edson Magno, que expõe obras focadas no imaginário regional, retratos, paisagens e cenas cotidianas.

“Para mim está sendo uma honra participar dessa segunda mostra”, disse Edson. “A proposta deste ano integra outras linguagens, como artes visuais e música, além da literatura. É um evento muito importante para valorizar a cultura do nosso município.”
A feira se encerra neste domingo, às 22h, no Complexo Comercial de Barcarena.







































