A administração do prefeito Renato Ogawa (PP) e da vice-prefeita Cristina Vilaça (MDB) alcançou 81,21% de aprovação popular em Barcarena, segundo levantamento da DOXA divulgado neste domingo (07). O resultado colocou o município na 13ª posição do Ranking Melhores Cidades 2025, que avalia a gestão de prefeitos em 40 municípios do Pará.
O estudo, produzido pela DOXA em parceria com o jornal O Liberal, mede trimestralmente a percepção da população sobre a forma como os prefeitos administram seus municípios. Esta é a primeira edição do ranking, e a próxima atualização está prevista para novembro de 2025.
Segundo a organização, a pesquisa foi realizada por amostragem domiciliar aleatória, estratificada por sexo, idade e área geográfica (bairros e comunidades rurais). A questão central utilizada foi: “De maneira geral, você aprova ou desaprova a forma como o(a) prefeito(a) vem administrando o seu município?”
De acordo com os organizadores, o projeto tem como objetivo ampliar a transparência e reconhecer o trabalho das gestões municipais, permitindo acompanhar se os índices de aprovação dos prefeitos crescem, caem ou permanecem estáveis ao longo do tempo.