Portal Barcarena
@portalbarcarena
Hydro
DM Benefícios
Slide
Slide
Slide
Slide
Murucupi
previous arrow
next arrow
Desenvolvimento

Governo anuncia início dos estudos da concessão da Hidrovia do Rio Tocantins

Governo anuncia início dos estudos da concessão da Hidrovia do Rio Tocantins
Os próximos passos incluem a abertura de audiências públicas, o encaminhamento ao Tribunal de Contas e a licitação

O Governo Federal anunciou na segunda-feira (dia 22) a inclusão das concessões dos rios Tocantins e Madeira no Programa de Parcerias de Investimento (PPI). O anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante um evento na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Tocantins (DNIT).

Durante o evento, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) destacou o início dos estudos de viabilidade para a concessão da Hidrovia do Rio Tocantins, um dos projetos hidroviários prioritários para a Agência. “O Rio Tocantins é importantíssimo do ponto de vista socioeconômico. Com a concessão será possível desenvolver uma infraestrutura logística para transporte de grãos, minério de ferro, granéis líquidos, cargas conteinerizadas, entre outras cargas”, disse o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery. Ele também enfatizou que “as hidrovias são a última fronteira do desenvolvimento da nossa infraestrutura”.

A Hidrovia do Rio Tocantins, que tem 1.731 km e se estende do município de Belém (PA) a Peixe (TO), é um dos empreendimentos hidroviários considerados prioritários pela ANTAQ. Além dela, a Agência está avançando em projetos das hidrovias Paraguai, Madeira, Barra Norte, Lagoa Mirim e Tapajós.

O Rio Tocantins tem o potencial de se tornar um dos principais eixos de escoamento da safra brasileira, com estudos indicando a possibilidade de movimentar mais de 20 milhões de toneladas por ano. A hidrovia Tocantins-Araguaia é uma das principais vias de transporte do corredor Centro-Norte brasileiro, uma região de destaque pela grande produção de grãos no país. Ela é navegável até a HN-100 Rio Amazonas, desde Barra do Garças (MT), na HN-209 Rio Araguaia, ou Peixe (TO), na HN-200 Rio Tocantins, até o porto de Vila do Conde, em Barcarena, principal ponto de exportação do Pará.

O Ministério de Portos e Aeroportos está priorizando o empreendimento, atuando em duas frentes: o derrocamento do Pedral do Lourenço, obra pública executada pelo DNIT, e a concessão da hidrovia, cujos estudos foram iniciados pela ANTAQ. Para o início das obras do derrocamento, o DNIT está finalizando o processo de licenciamento ambiental, garantindo que todas as comunidades ribeirinhas sejam ouvidas e beneficiadas.

Segundo o Secretário de Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes, os próximos passos incluem a abertura de audiências públicas, o encaminhamento ao Tribunal de Contas e a licitação. Atualmente, o Rio Tocantins atende cerca de 10 milhões de pessoas, número que deve aumentar com os investimentos e a expansão das atividades comerciais.

No final de junho, o PPI publicou a Resolução CPPI nº 305/2024, opinando pela aptidão dos dois empreendimentos para qualificação no âmbito do programa. A expectativa é que o decreto qualificando os projetos seja publicado em breve.

Hydro

Compartilhe:

Sicredi
Governo do Estado - vacina
New Fortress
Governo do Estado - Infraestrutura
ASF
Dm Benefícios
Governo do Estado - Desmatamento
Búfalo Brasil
DM Benefícios
Murucupi
Hydro
previous arrow
next arrow

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos envie uma mensagem