O governo federal concluiu o estudo de viabilidade técnica e ambiental que define o traçado final da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), um dos projetos mais aguardados pelo setor logístico e portuário da Região Norte. A nova rota pretende criar um corredor ferroviário independente da Estrada de Ferro Carajás (EFC), controlada pela Vale, e ampliar o escoamento de grãos, minérios e combustíveis até o complexo portuário de Vila do Conde.
A minuta do edital da concessão será enviada ao Tribunal de Contas da União (TCU) nos próximos meses, e o leilão está previsto para 2026, segundo o Ministério dos Transportes. O estudo, conduzido por técnicos contratados pelo governo, aponta que o projeto tem capacidade de movimentar R$ 8,5 bilhões por ano em riquezas, somando ganhos para produtores agrícolas, mineradoras, indústrias e governos estaduais e municipais.
“O trecho em estudo visa a dar continuidade e viabilizar a interligação ao complexo portuário de Vila do Conde [em Barcarena, no Pará] e a independência em relação à EFC [Estrada de Ferro Carajás] para o escoamento até os portos”, destaca o documento.
Traçado e potencial logístico
O novo trecho da Norte-Sul terá 535 quilômetros de extensão, cortando 12 municípios, dois no Maranhão (Açailândia e Itinga) e dez no Pará, incluindo Dom Eliseu, Paragominas, Tomé-Açu, Tailândia, Moju, Abaetetuba e Barcarena. A escolha considerou o trajeto economicamente mais viável e com menor impacto ambiental.
O estudo identificou ainda que 95% do percurso tem declividade inferior a 6%, fator que reduz o consumo de combustível e os custos de operação, um diferencial relevante para atrair operadores logísticos e investidores.
O projeto também prevê a construção de pontes e viadutos para cruzar 36 rios e igarapés e dez rodovias. O custo das desapropriações está estimado em R$ 434 milhões, afetando uma área de 22,3 km², majoritariamente rural.
De acordo com o levantamento, o traçado não corta diretamente terras indígenas nem unidades de conservação, embora duas terras indígenas, Barreirinha (Paragominas) e Sarauá (Ipixuna do Pará), estejam dentro do raio de influência da ferrovia. O estudo recomenda medidas de mitigação e consultas às comunidades locais, conforme exigido pelos órgãos ambientais.
Com a chegada da Norte-Sul, Barcarena deve se consolidar como o principal polo logístico do Norte, unindo a produção agrícola e mineral do interior ao Porto de Vila do Conde, um dos mais movimentados do Arco Norte. A ferrovia é vista como o elo que faltava para integrar o Pará ao sistema ferroviário nacional, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade do estado nas exportações.
Próximos passos
Após a análise do TCU, o Ministério dos Transportes pretende lançar o edital e realizar o leilão em 2026. O projeto é considerado estratégico para o Plano Nacional de Logística, que busca diversificar modais de transporte e reduzir a dependência de grandes concessionárias privadas.
Fonte: Folha de São Paulo




































Respostas de 2
Hoje em dia, o Stake Casino se consolidou como uma das escolhas populares para fas de cassino no BR. Para acessar a plataforma com seguranca, basta usar o acesso oficial disponivel aqui — [url=https://stakeau.net/br/]Veja a tabela de pagamento (RTP) dos slots mais procurados no Stake Casino Brasil em Outubro de 2025[/url]
. Com uma biblioteca diversificada, navegacao intuitiva e assistencia dedicada, o Stake cativa muitos jogadores.
“Jogue mais de 3000 jogos sem complicacoes!”
Registro no Stake BR | Cadastro Simplificado Instantaneo
A criacao de conta no Stake e rapido. Voce podem comecar a apostar em instantes. Basta entrar na plataforma usando o link acima, apertar “Inscrever-se”, completar o formulario e verificar o cadastro. Depois disso, faca seu deposito e comece a jogar.
“Registro rapido e ative sua oferta!”
Bonus no Stake para jogadores BR | Promocoes Generosas
Os bonus de boas-vindas sao um dos grandes atrativos. Quem se cadastra podem ganhar um extra antes de comecar a jogar. Entre as vantagens estao ofertas de entrada, free spins e o clube de recompensas.
“Receba 100% de bonus para explorar os jogos!”
Pública o traçado desta ferrovia.
A ferrovia do Pará é a continuação da ferrovia norte sul e a mesma ?