A construção do Novo Hospital Municipal de Barcarena segue avançando e já entrou na etapa de montagem da superestrutura, segundo a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O empreendimento, executado pelo Governo do Pará em parceria com a Prefeitura, promete ampliar a cobertura de atendimento e descentralizar os serviços de saúde na Região de Integração Tocantins, beneficiando especialmente os mais de 137 mil moradores do município.
De acordo com o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral, os trabalhos estão dentro do cronograma. “Após a construção do canteiro, limpeza, terraplanagem e execução das fundações, seguimos para a fase estrutural. Em breve, a população terá um novo equipamento para a assistência à saúde pública de qualidade”, afirmou.
A obra já gerou 80 empregos e soma um investimento de R$ 99,5 milhões. A fase atual envolve a fabricação e montagem de peças em concreto pré-moldado, construção de lajes, concretagem de vigas e escavação do fosso do elevador.
O hospital terá 8.290 m² de área construída, divididos em três pavimentos. A estrutura contará com 68 leitos — sendo 54 de internação, 10 de UTI e quatro de emergência — além de setores equipados para raio-X, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma. O projeto inclui ainda 10 boxes de Pronto Atendimento e três salas cirúrgicas.
A Prefeitura de Barcarena, responsável pela doação do terreno e infraestrutura do local, acompanha de perto o andamento das obras. “Ficamos felizes em ver o avanço e saber que logo teremos um novo hospital à disposição da população. Agradeço o empenho do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan para garantir a entrega o mais rápido possível”, disse o prefeito Renato Ogawa.






























