O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (15), a Usina da Paz de Barcarena, a 19ª unidade do programa implantada no estado. O equipamento é o terceiro da Região de Integração Tocantins, que já conta com unidades em funcionamento nos municípios de Moju e Abaetetuba, e amplia as ações do programa Territórios pela Paz (TerPaz) voltadas à inclusão social e à redução da violência.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Helder Barbalho afirmou que a nova Usina da Paz reforça a presença do Estado em áreas estratégicas e amplia o acesso da população a serviços públicos essenciais. Segundo ele, o espaço vai reunir mais de 30 órgãos estaduais e municipais, concentrando atendimentos em um único local.
“É uma alegria muito grande entregar mais uma Usina da Paz. Este é um projeto fantástico que chega a Barcarena para somar com a cidade, fortalecer o município e cuidar das famílias. Aqui teremos diversas atividades que vão promover a transformação da realidade social desta região, com mais de 30 órgãos públicos estaduais e municipais atuando em um só lugar”, afirmouo governador.
Considerado o maior projeto de cidadania da América Latina, o complexo passa a ofertar mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional, além de ações voltadas à sustentabilidade e ao empreendedorismo. A expectativa é atender milhares de moradores do município.

A vice-governadora Hana Ghassan, coordenadora do projeto, destacou que a Usina da Paz simboliza acolhimento e novas oportunidades para a população local. Para ela, o equipamento foi planejado para ser um espaço de cuidado e transformação social.
O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, destacou a parceria institucional e os benefícios para o município.
“A Usina da Paz é um marco para Barcarena. Essa união entre o Governo do Estado e a prefeitura garante um equipamento moderno de fundamental importância, que vai oferecer serviços essenciais e melhorar significativamente a qualidade de vida da nossa população. Estou muito feliz de ver tanta gente na inauguração deste equipamento fantástico”, afirmou.
Localizada na Rodovia da Integração, no bairro Zita Cunha, a Usina da Paz de Barcarena possui estrutura moderna e totalmente acessível. O espaço foi projetado para atender cerca de 126 mil moradores do município. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Barcarena, e a construção do complexo é resultado de parceria entre o Governo do Pará e a empresa Hydro.
Implantadas pelo Governo do Pará desde 2021, as Usinas da Paz têm como objetivo promover inclusão social, reduzir índices de violência e ampliar o acesso a políticas públicas em áreas vulneráveis. Desde a entrega da primeira unidade, o programa já contabiliza mais de 11,1 milhões de atendimentos em todo o estado.

Com a inauguração da unidade em Barcarena, o Pará passa a contar com 19 Usinas da Paz em funcionamento. Dessas, cinco estão localizadas em Belém e as demais distribuídas pela Região Metropolitana e pelo interior, em municípios como Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Capanema, Bragança, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.































