O Hospital Adventista de Barcarena alcançou, nesta quarta-feira (15), um marco histórico em sua atuação no município ao receber a certificação internacional Qmentum International Gold, consolidando-se entre os 7% dos hospitais brasileiros – públicos e privados – que detêm esse reconhecimento. A unidade é a única fora de Belém a conquistar o selo, que reconhece, entre outros fatores, a qualidade, a segurança e a eficiência no atendimento aos pacientes.
A cerimônia de entrega foi realizada no auditório Irineu Stabenow e contou com a presença de Jackson Douglas, Diretor Geral da Rede Adventista de Saúde (RAS) no Pará, que recebeu o certificado em mãos da Diretora de Acreditação da Quality Global Alliance (QGA), Raquel Anbruste. A empresa é responsável pela aplicação dos rigorosos padrões da Health Standards Organization (HSO) e pela metodologia internacional Qmentum, criada no Canadá pela Accreditation Canada Global.
Estiveram presentes na cerimônia o Dr. Edgar Sobrinho, Diretor Clínico da unidade, Jedivaldo Garcia, Diretor Administrativo, além de autoridades locais como Mayumi Hirata, secretária que representou o prefeito Renato Ogawa, e Jairo Castro, empresário que representou a vice-prefeita Cristina Vilaça. Também marcaram presença os secretários municipais Mílvea Carneiro (Saúde) e Marco Mendes (Indústria, Comércio e Tecnologia), o CEO da DM Benefícios, Dilson Martins, representantes do plano Garantia de Saúde, e representantes de empresas parceiras como Hydro/Albras e Unitapajós.
A certificação coloca a cidade como polo de saúde de excelência na Região Metropolitana de Belém, abre caminho para futuras parcerias e inspira outras instituições a seguirem padrões de alto nível no atendimento.