Hydro - Alunorte/Clima 1
Sicredi - Assembleia 2026
Aguas de são franciso - Novo banner
Hydro - Alunorte/Clima 2
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Sicredi
Slide
Murucupi
Slide
Portal Barcarena - Anúncio
previous arrow
next arrow
Alunorte

Hydro Alunorte muda matriz energética para gás natural

O emprego de GNL resultará em redução de cerca de 700.000 toneladas por ano nas emissões de CO2 da refinaria, segundo estimativas.

No avanço rumo à descarbonização e à busca por alternativas energéticas mais limpas, o terminal de GNL em Barcarena marca um ponto crucial. Com a operação iniciada, a refinaria de alumina Hydro Alunorte dará um passo decisivo, substituindo o petróleo pelo gás natural e alinhando-se a metas ambiciosas de redução de emissões de CO2 até 2030.

O terminal da New Fortress Energy (NFE)é a única fonte de abastecimento de gás natural no estado do Pará e em toda a região Norte do Brasil. Sua estrutura, composta por um terminal offshore e FSRU, irá fornecer GNL a diversos clientes industriais, incluindo um contrato de longo prazo com a Alunorte, da Norsk Hydro, maior refinaria de alumina do mundo fora da China.

Além de impulsionar o desenvolvimento industrial, a iniciativa busca mitigar as emissões e a poluição na região amazônica, ao oferecer uma alternativa mais limpa e acessível em comparação aos combustíveis derivados do petróleo.

A NFE fornecerá gás natural à refinaria Hydro Alunorte, mediante um acordo de fornecimento de 15 anos. A empresa estima que aproximadamente 30 TBtus de gás natural serão direcionados anualmente à unidade de produção de alumina, resultando numa redução de cerca de 700.000 toneladas por ano nas emissões de CO2 da refinaria, contribuindo assim para os compromissos globais de redução de gases de efeito estufa.

O terminal de GNL Barcarena também abastecerá a central elétrica de 630 MW da NFE, atualmente em construção nas proximidades. Com um progresso nas obras, a usina está no caminho certo para alcançar seu objetivo no terceiro trimestre de 2025, estando cerca de 50% concluída.

Adicionalmente, a NFE pretende utilizar sua infraestrutura em Barcarena para expandir estrategicamente seu complexo de energia em 1,6 GW sob o PPA do Projeto de Nova Energia anunciado anteriormente, com um COD esperado até julho de 2026. A NFE solicitou a transferência da Nova Energia. Projeto PPA para local permitido adjacente ao terminal de Barcarena e espera fechar a aquisição no primeiro trimestre de 2024, sujeito a aprovação regulatória.

“O complexo de Barcarena representa um exemplo notável do modelo de negócio integrado de GNL para energia da NFE, onde nosso terminal de importação de GNL proporciona uma vantagem competitiva significativa”, destaca Wes Edens, presidente e CEO da New Fortress Energy. “Estamos honrados em apoiar os esforços de descarbonização do Brasil, do estado do Pará e da Norsk Hydro, enquanto promovemos o fornecimento de energia e as oportunidades econômicas na região”.

Hydro - Alunorte/CLima 1
Empregabilidade
Hydro - Alunorte/CLima 2
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Hydro - Alunorte/Cllima 1
Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Sicredi - Assembleia 2026
Hydro - Alunorte/Cllima 2
Banner Atualizado 09/06
Governo do Pará - Balanço Geral 2025
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
New Fortress
Dm Benefícios
Sicredi
Governo do Pará - PROREFIS 2ª PRORROGAÇÃO
Búfalo Brasil
Murucupi
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Respostas de 2

  1. Muito bom, é uma oportunidade para nós mulheres entrar no mercado de trabalho.
    Parabéns 👏 👏 👏, que esse ato de portas abertas continue dando as nós mulheres o ecentivo de ir em busca do objetivo da vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *