Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Sicredi
Aguas de são franciso - Novo banner
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
Meio Ambiente

Ibama apreende 43 toneladas de pargo em operação no Porto de Vila do Conde

A ação é fruto de uma operação conjunta entre as equipes do Ibama dos estados do Pará e Ceará, que detectaram irregularidades na análise documental das cargas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu, nesta terça-feira (13), 43 toneladas de pargo (Lutjanus purpureus), uma espécie de peixe ameaçada de extinção, que estavam sendo exportadas ilegalmente. 

A ação, realizada no Porto de Vila do Conde, é fruto de uma operação conjunta entre as equipes do Ibama dos estados do Pará e Ceará, que detectaram irregularidades na análise documental das cargas. Foram solicitadas 38 Licenças, Permissões, Certificados e Outros documentos (LPCO’s) para a exportação do pescado congelado, sendo que três dessas licenças estavam em desacordo com a legislação vigente.

De acordo com a Portaria MMA nº 445, de dezembro de 2014, a exportação de espécies de pescado ameaçadas só pode ocorrer com anuência prévia do Ibama. Como a carga apreendida é perecível, foi doada ao programa Mesa Brasil, uma vez que sua origem irregular impede qualquer tipo de comercialização.

Em 2021, o Painel de Monitoramento da Pesca do Pargo, do Governo Federal, revelou uma discrepância alarmante: enquanto as embarcações licenciadas capturaram 2.297 toneladas do peixe, os dados de exportação mostraram a saída de 5.175 toneladas da espécie no mesmo período. Essa divergência levou o Ibama a exigir a apresentação de LPCO para a exportação da espécie, como uma medida para controlar a exploração e garantir a sustentabilidade do recurso.

O pargo é o segundo recurso pesqueiro mais importante para a balança comercial brasileira, com exportações anuais que ultrapassam R$ 200 milhões. O estado do Pará é responsável por 87% dessa produção. No entanto, a espécie está sobrepescada, correndo sérios riscos de esgotamento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ibama

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Veja mais:

Governo do Pará - UsiPaz de Icoaraci/Outeiro
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Governo do Pará - Volta às aulas 2026
Banner Atualizado 09/06
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
Governo do Pará - Prorefis Prorrogação
New Fortress
Dm Benefícios
Búfalo Brasil
Murucupi
Governo do Pará - UsiPaz Igarapé-Miri
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *