Na manhã desta quarta-feira (15), uma ação conjunta entre o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMADE) e a Polícia Militar resultou na destruição de mais de 100 escapamentos adulterados de motocicletas na orla de Barcarena, nordeste do Pará.
Os escapamentos, apreendidos por causarem poluição sonora e configurarem infrações de trânsito, foram inutilizados com o uso de um rolo compactador. “Identificamos diversas motocicletas com descargas adulteradas durante nossas fiscalizações. Essa operação é um alerta para os impactos negativos desse equipamento, que além de ser ilegal, perturba a paz dos moradores”, destacou Maurício Almeida, diretor do DEMUTRAN.
Após a destruição, os itens foram recolhidos pela SEMADE e encaminhados a uma cooperativa local para descarte sustentável. “A iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação ambiental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fellipe Passos.
O DEMUTRAN lembrou que a adulteração de escapamentos é considerada infração grave pela legislação de trânsito, com multa de R$ 195,23, perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo. A população é orientada a respeitar as normas e denunciar irregularidades.