Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Sicredi
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
DM Benefícios
Slide
Slide
Murucupi
Slide
previous arrow
next arrow
FERROVIAS

Ministério dos Transportes propõe mudanças para acelerar licenciamento ambiental em concessões de ferrovias

O documento prevê que o licenciamento prévio seja feito pela União, garantindo maior segurança jurídica e acelerando o andamento das obras.

O Ministério dos Transportes enviou à Infra S.A. uma diretriz que visa agilizar o licenciamento ambiental de grandes projetos ferroviários, como a Ferrogrão (EF-170) e o corredor FICO-FIOL. A medida, assinada pela Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário e pela Secretaria de Sustentabilidade, propõe que a União assuma o licenciamento ambiental, garantindo maior segurança jurídica e acelerando o andamento das obras.

Atualmente, o licenciamento ambiental é solicitado apenas após a assinatura do contrato pelo vencedor da concessão, o que pode atrasar os empreendimentos. Com a nova proposta, a licença prévia seria obtida pela União antes do leilão, reduzindo riscos e garantindo que os projetos respeitem as exigências ambientais, um ponto crucial para atrair investidores.

“O modelo atual desestimula investidores devido à demora e complexidade dos trâmites. Nosso objetivo é simplificar e tornar o processo mais transparente para garantir o desenvolvimento do setor ferroviário”, destacou Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário. 

Segundo Ribeiro, a mudança também aumentará a confiança dos investidores estrangeiros. “Quando a União assume a responsabilidade pelo licenciamento, os riscos e incertezas são reduzidos, o que fortalece a atratividade dos projetos.”

Ferrogrão

Um dos projetos prioritários do governo é a Ferrogrão, ferrovia que terá 933 quilômetros de extensão entre Sinop (MT) e Miritituba (PA). O empreendimento, fundamental para o escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste pelos portos do Arco Norte, deve movimentar cerca de 50 milhões de toneladas de grãos por ano. A carga será movimentada em barcaças pelos rios amazônicos, com destino aos portos de Barcarena (PA) e Santarém (PA). 

A ferrovia é vista como um pilar do Corredor Norte, atualmente operado, em grande parte, pela BR-163. O projeto é considerado estratégico para reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro, sendo defendido como aliado ao desenvolvimento sustentável na região.

Hydro - Mudando a indústria do alumínio
Empregabilidade
previous arrow
next arrow

Compartilhe:

Governo do Pará - Usina da Paz de Barcarena
Hydro - Mudando a indústria do alumínio
ASF - Campanha “Zera Dívida”
Governo do Pará - Natal Encantado
Sicredi
Governo do Estado - Pará Sem Fogo
Gente Saudável faz uma indústria saudável.
New Fortress
Dm Benefícios
Governo do Pará - Natal Encantado
Búfalo Brasil
Murucupi
DM Benefícios
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *