O Ministério de Minas e Energia (MME) definiu em 605 MW médios a nova garantia física de energia da Usina Termelétrica (UTE) Novo Tempo Barcarena, da New Fortress Energy (NFE). A usina está localizada no distrito de Vila do Conde, em Barcarena, Pará, e possui potência instalada de 629,367 MW.
A portaria, assinada pelo secretário de Planejamento e de Transição Energética do MME, Gustavo Cerqueira Ataide, foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 4 de fevereiro. O ato atualiza os parâmetros anteriormente estabelecidos para o empreendimento.
O que é garantia física e por que ela é importante
A garantia física corresponde ao montante de energia que a usina pode comercializar de forma firme, considerando critérios técnicos de disponibilidade e confiabilidade. No cálculo da UTE Novo Tempo, foram aplicados fator de capacidade máximo de 100%, taxa de indisponibilidade forçada (TEIF) de 1,10% e indisponibilidade programada (IP) de 2,05%, resultando no valor final de 605 MW médios.
O MME definiu ainda que, para efeitos de comercialização, devem ser descontados da garantia física o consumo interno da usina e as perdas na rede elétrica, conforme as regras do setor elétrico.
A portaria também estabelece a inflexibilidade sazonal da termelétrica. Entre junho e dezembro, a UTE Novo Tempo deverá operar com inflexibilidade de 580,83 MW médios, período em que a usina é obrigada a gerar energia. De janeiro a maio, a inflexibilidade é zero.
Os novos valores revogam os parâmetros definidos anteriormente em portaria de 2019. O MME ressalta que a garantia física poderá ser revisada, conforme a legislação vigente.

A UTE Novo Tempo integra a estratégia de expansão da geração térmica a gás natural na Região Norte e atua como fonte de suporte ao Sistema Interligado Nacional, especialmente em períodos de menor geração hidrelétrica. O complexo termelétrico de Barcarena inclui 2,2 GW de geração de energia em desenvolvimento, compreendendo a Novo Tempo (CELBA 2) e a Usina Termelétrica Portocem, com 1,6 GW.



































Uma resposta
Foto antiga pra caramba, tirem uma foto atual pra poder validar a notícia.