Atualmente mora em Barcarena Sede no bairro centro. Onde mantém seu pequeno negócio de costura. “Trabalho em casa até hoje, já trabalhei na roça, vendia perfume, chopp(sacolé), carvão e foi através destes meios de vida que criei meus filhos”.
Dora relatou ao Portal Barcarena que já morou em outras localidades do município, onde se desempenhou várias tarefas e trabalhos árduos. “Chegamos em Barcarena e no início fomos morar no Rio Mucuruça, depois fomos para o Bacuri, trabalhando na roça, cultivando maniva”.
Além do trabalho na roça tinha que encontrar vários meios de comercialização de seus produtos. “Nós também fazíamos o corte de madeira para ‘caibro’, juntávamos frutas, hortaliças e farinha para vender em Abaetetuba”.
Para Dora, a importância do Dia Internacional da Mulher faz muito sentido em sua vida. “Pelo reconhecimento que nós mulheres estamos tendo atualmente, hoje podemos encontrar meios para cuidar da nossa saúde. Diante disso, a presença da mulher se torna algo indispensável em vários segmentos da sociedade, da política e da economia. Podemos estar em qualquer posição e lugar”.
O Portal Barcarena homenageia Maria das Dores, como símbolo da força de bravas mulheres que diariamente lutaram, seja no campo ou na cidade, para jamais deixar faltar algo em sua casa.