Barcarena foi o município selecionado pelo escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) para ser tema de um documentário que celebra o Dia Internacional da Redução de Riscos. Uma equipe da assessoria de comunicação do escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR) esteve na cidade para documentar suas práticas de resiliência urbana e climática.
A visita contou com a presença do prefeito Renato Ogawa e da vice-prefeita Cristina Vilaça, que recepcionaram a comitiva na subprefeitura, localizada na Vila São Francisco. Durante o dia, a equipe do UNDRR acompanhou diversos projetos locais, incluindo iniciativas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), apresentadas no auditório da Escola Checralla Salim Khayat.
Além disso, o grupo filmou na orla da cidade, no Complexo Comercial e na Unidade Básica de Saúde Fluvial em Vila do Conde, e também visitou a comunidade ribeirinha de São Gregório.
Barcarena foi reconhecida como o primeiro “Hub de Resiliência” da Amazônia e o 25º do mundo em setembro de 2023, pela representante especial da ONU para Redução de Riscos, Mami Mizutori. A cidade integra a iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030) e tem o compromisso de apoiar outras cidades na construção de resiliência.
MISSÃO – O objetivo do UNDRR é servir como ponto focal dentro da ONU para a coordenação da redução de desastres e para garantir sinergias entre as atividades de redução de desastres dentro do Sistema das Nações Unidas.