Barcarena é um dos destinos mais procurados por moradores da região metropolitana de Belém durante o mês de julho. Para garantir a segurança de turistas e moradores, a cidade conta com o reforço de aproximadamente 140 agentes de segurança no período, como parte da Operação Verão 2025, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em parceria com diversos órgãos estaduais.
“São 50 localidades que ganharam reforço especial para o período de julho. Barcarena é um dos locais que a população e os turistas costumam ir, para aproveitar as praias e os eventos que já são tradicionais nesse período do ano”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.
Policiamento durante Festival de Verão 2025
A principal concentração de efetivo se dá na orla da Praia do Caripi, palco do Festival de Verão de Barcarena, que atrai em média 50 mil pessoas por fim de semana com shows de atrações nacionais. De acordo com o tenente Fernando, do 14º Batalhão da Polícia Militar, o policiamento é focado nos arredores do palco e em toda a faixa de areia.
“Concentramos nossas equipes na ronda policial em torno da orla e na área do palco, onde fica a maior concentração de pessoas, para evitar maiores ocorrências”, explicou o oficial.
A sensação de segurança é percebida por quem frequenta o local. A universitária Glaice Santos, que vem de Abaetetuba com a família todo fim de semana, contou: “Me sinto muito segura. O policiamento é muito forte no entorno do palco e na praia durante todo o dia”.

Fiscalização e presença da Polícia Civil
Além da PM, a Polícia Civil também está atuando na cidade. No sábado (26), equipes da Delegacia de Vila dos Cabanos fiscalizaram bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais da região, para verificar a regularidade junto à Diretoria de Polícia Administrativa (DPA).
“Os alvarás são importantes para garantir que os locais estejam adequados à legislação. Agora eles contam com QR Code, o que oferece mais segurança jurídica aos proprietários”, explicou Mhoab Khayan, titular da Superintendência Regional do Baixo Tocantins.

O delegado Aluísio Corrêa, da DPA em Vila dos Cabanos, também reforçou a importância da ação. “Orientamos sobre a proibição de bebida alcoólica para menores, o uso de garrafas de vidro na praia e sobre boas práticas ambientais. Além disso, conseguimos entregar os alvarás a quem já havia dado entrada no pedido”, disse.
Bombeiros reforçam atuação preventiva na orla
Na linha de frente do atendimento emergencial, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará montou base fixa na Praia do Caripi, com presença de guarda-vidas na areia, no píer, no igarapé e em bote na área marítima. O sargento Carvalho, que comanda a operação no local, explica que a prevenção é prioridade.
“Estamos aqui com oito militares por escala. Desde a entrada na praia orientamos e identificamos crianças para facilitar em caso de desaparecimento. Felizmente, com o fim das férias escolares, houve uma redução no fluxo de pessoas e nas ocorrências”, informou.
Segundo ele, os principais atendimentos têm sido desaparecimento de crianças e acidentes com animais marinhos, mas os números caíram consideravelmente em relação ao início do mês.
A equipe também repassa orientações importantes para quem frequenta a praia:
- Respeitar as áreas delimitadas;
- Evitar entrar no mar acima da altura do umbigo;
- Moderação no consumo de álcool;
- Pais devem manter atenção redobrada com crianças.

A autônoma Edna Cardoso, que encerra o mês de julho com a família na praia, elogiou a estrutura montada: “As dicas dos Bombeiros são essenciais. A segurança é grande, tanto pela presença dos guardas-vidas como pela ronda policial. Nos sentimos seguros para curtir em família”.
Operação Verão em todo o Pará
A Operação Verão 2025 segue até o dia 4 de agosto em todo o estado e mobiliza mais de 9 mil agentes de segurança pública, entre policiais militares, civis, bombeiros, guardas municipais e agentes de trânsito. Barcarena é um dos principais polos da ação, que também conta com fiscalização ambiental, monitoramento aéreo e atuação conjunta entre as esferas estadual, municipal e federal.